acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 18/03/2024


ITESS

A Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) teve início como um programa de extensão universitária em 2006 e, posteriormente, foi integrada à estrutura administrativa da UFGD. Seu foco é o desenvolvimento de ações junto aos Empreendimentos de Economia Solidária (EES), abordando aspectos sociais, econômicos e políticos e baseando-se em um processo educativo dialógico fundamentado nos princípios da economia solidária.

 
A ITESS opera por meio de um núcleo interdisciplinar e multidisciplinar composto por docentes, acadêmicos/as, técnicos/as, movimentos sociais e outras instituições. O objetivo é socializar o conhecimento e expandi-lo em direção a práticas mais solidárias, visando à transformação tanto da sociedade quanto da própria universidade. A Incubadora promove a geração de trabalho e renda, com ênfase na formação política, no intercâmbio de conhecimentos e na reflexão sobre a conquista da cidadania e dos direitos humanos.
 
A ITESS/UFGD está conectada a uma rede de experiências coletivas voltadas para alternativas solidárias na geração de trabalho e renda, envolvendo instituições, governos e movimentos sociais em todo o Brasil.
 
As atividades da Incubadora se materializam por meio de ações envolvendo grupos em situação social e economicamente vulneráveis, mediadas por princípios cooperativos e solidários, visando à construção de mecanismos de melhoria de vida e inclusão social.
 
A ITESS pertence à Divisão de Incubadoras e Bases de Estudos da UFGD (DIBE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e seu regimento interno foi atualizado pela Resolução COUNI nº 677 de 15 de dezembro de 2023 no Conselho Universitário da UFGD. Seu propósito é articular a execução de projetos concebidos a partir de demandas locais e regionais, com foco na sustentabilidade socioambiental e na geração de trabalho e renda para grupos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária.
 

Mais informações: 
E-mail: proec.incubadoras@ufgd.edu.br 
Telefone: (67) 3410- 2897
Endereço: Rodovia Itahum/Dourados, km 12 - Unidade II - UFGD


CONTATO

DIVISÃO DE INCUBADORAS E BASES DE ESTUDOS
Mariana Jutino Masugossa
Ariane Rigotti

(67) 34010-2887/(67) 3410-2896
proec.incubadoras@ufgd.edu.br


Sinval Vicenzi
(67) 3410-2870
proec.bases@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

    Perguntas Frequentes

Basicamente, a Incubadora é uma peça fundamental para a interação entre a Universidade e os Mercados. O objetivo central da Incubadora Social e Solidária é contribuir para o desenvolvimento de empreendimentos que nascem às margens do conceito do capitalismo moderno. Neste contexto, a ITESS funciona como uma ponte de transferência de Tecnologia e Informação aos menos favorecidos da sociedade.