acessibilidade

Início do conteúdo da página

Reitores da UFGD e IFMS estabelecem pontes para novas parcerias


ufgd

 
 

Para estimular parcerias e realizar ações conjuntas, o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, recebeu a visita da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Borges Monteiro Cassiano, na última terça-feira. 

 

Esta foi a primeira ocasião em que a administração atual da UFGD recebeu a reitora do IFMS em Dourados, resultado em um encontro repleto de manifestações em prol do estreitamento das relações entre as instituições. “Estamos reconstruindo a UFGD após o período de intervenção e nossa união é fundamental para motivar e levar adiante nosso desejo de que a educação cresça e contribua para o desenvolvimento da cidade e do Mato Grosso do Sul. Estamos à disposição para construir parcerias com vocês”, declarou o reitor Jones.

 

Ao longo da reunião foram discutidos vários desafios em comum e as possíveis oportunidades de atuação em sintonia. Uma das convergências está nas ações em busca de um ambiente acadêmico inclusivo, que respeite a diversidade e combata o racismo, a homofobia e as diversas formas de assédio. Ações conjuntas neste sentido serão elaboradas ainda em 2023. 

 

Outro aspecto em que as instituições compartilharão experiências é a aplicação prática da ciência em projetos para a comunidade. O foco será alinhar ainda mais as áreas de pesquisa e extensão para mostrar a importância da ciência e aumentar o nível de maturidade tecnológica (TRL) de produtos ou processos inovadores.

 

No encerramento da reunião, a reitora do IFMS comentou sobre o legado que sua gestão busca deixar em termos de inclusão e equidade e comemorou o feito do IFMS ter conquistado o primeiro lugar em execução orçamentária entre os 41 institutos da rede federal. Além disso, desejou sucesso para a gestão de Jones Goettert, agradeceu pela receptividade e convidou os pró-reitores da UFGD e fazerem reuniões com os pró-reitores do IFMS para consolidarem as ideias de parceiras. “Nós contamos com vocês e vocês podem contar com a gente”, disse Elaine Borges.

 

Em um gesto de boa vontade, o IFMS presenteou a UFGD com o logotipo impresso em 3D, produzido pelo laboratório de inovação IF Maker do campus de Dourados, e a UFGD presenteou a reitora Elaine com uma edição do Dicionário Crítico de Gênero, organizado por Ana Maria Colling e Losandro Tedeschi, e outra do livro Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul, organizado por Graciela Chamorro e Isabelle Combès.

 

A reitora do IFMS veio acompanhada pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Silveira Alves, pela pró-reitora de Ensino, Claudia Santos Fernandes e pelo diretor-geral do IFMS Dourados, Ricardo Augusto Lins do Nascimento. Pela UFGD, participaram da reunião os pró-reitores de Ensino de Graduação, Maria de Lourdes dos Santos, de Administração, Andressa Cecilia Almeida, de Avaliação Institucional e Planejamento, Etienne Biasotto e de Extensão e Cultura, Lívia Gussoni Basile. Também participaram o chefe de Gabinete e presidente da FUNAEPE, Amilton Luiz Novaes e a coordenadora de Pesquisa Maricy Raquel Lindenbah Bonfá, representando a pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD.

 

ufgd

Divulgação

 


ufgd

Divulgação

 


ufgd

Divulgação

 


ufgd

Divulgação

 


ufgd

Divulgação

 



 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas
Nome responsável:
Karine Segatto
Email:
comunicacao@ufgd.edu.br
Telefone:
34102720