Grupo da UFGD apresenta ao governo de MS projeto de extensão que beneficia famílias no assentamento Itamarati

Na última semana, uma comissão de servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) esteve na Secretaria Estadual de Educação, em Campo Grande-MS, com o objetivo de apresentar ao governo do estado de Mato Grosso do Sul o projeto de extensão e pesquisa Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati (CDR).

O CDR é um programa de extensão da UFGD que beneficia famílias do assentamento Itamarati, localizado no município de Ponta Porã-MS. Por meio da iniciativa são realizados projetos de fortalecimento da agricultura familiar, com ações de promoção do empreendedorismo dos jovens rurais e atividades de boas práticas no sistema produtivo, de geração de renda e de preservação ambiental. O projeto também prevê ações de promoção de saúde. Além de beneficiar a população do assentamento, o programa é uma oportunidade para estudantes e professores da universidade colocarem em prática os saberes acadêmicos, realizarem pesquisas e desenvolverem novas tecnologias e conhecimentos.

No momento, a equipe do CDR conta com mais de 50 participantes, entre professores e estudantes que realizam atividades no Itamarati. O grupo desenvolve projetos de produção de hortaliças e criação de peixes em sistema de aquaponia, produção de mel de abelha sem ferrão, diversificação de produção agrícola em pequenas propriedades, aulas sobre precificação e comercialização de produtos, entre outros. Apenas no ano de 2022, foram mais de 150 atividades realizadas no assentamento pela equipe do Centro.

Na reunião estiveram presentes o secretário de estado de Educação, Helio Daher, o secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Ricardo Sena, o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, as professoras Juliana Carrijo e Mara Mussury, coordenadora e vice-coordenadora do CDR, respectivamente, e as pró-reitoras de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, Seila Rojas de Souza, e de Extensão e Cultura, Livia Basile.

O secretário de Educação e o secretário de Ciência e Tecnologia demonstraram interesse, não somente em estabelecer parcerias com o CDR, como, também, em replicar o projeto em outros assentamentos de Mato Grosso do Sul.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas