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Última Atualização: 01/02/2021


Nesta seção, serão divulgadas todas as informações institucionaissobre Gestão e Governança da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A Governança e a Gestão Pública pode ser definida como um mecanismo de liderança, estratégia e controle para avaliar, monitorar e direcionar a gestão, visando a prestação de serviços do interesse da sociedade, para que cidadãos, governantes, alta administração, gestores e colaboradores atuem de tal forma que os interesses das pessoas e grupos não prevaleçam sobre o bem comum.

O Presidente da República, o Ministério da Educação e a sociedade atuam como instâncias externas de governança. A Estrutura Organizacional da UFGD foi aprovada por meio da Resolução COUNI n.º 173, de 3 de setembro de 2018, e alterada pela Resolução COUNI n.º 163, de 31 de outubro de 2019.

 
Quanto aos agentes internos de governança, esta Instituição apresenta Assembleia Universitária, Controle Social, os Órgãos Colegiados (Conselho Universitário – COUNI, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – CEPEC, Conselho Curadores), Auditoria Interna, Corregedoria, Ouvidoria, Procuradoria, Comissão de Ética, Comissão Permanente Pessoal Docente (CPPD), Comissão Interna de Supervisão (CIS) e Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Sob a Reitoria estão subordinados a Vice-Reitoria, o Gabinete da Reitoria, as Assessorias e as Pró-Reitorias. O Gabinete da Reitoria apresenta- se como responsável pelas Direções das Faculdades, dos Órgãos Administrativos e dos Órgãos Suplementares.

A UFGD conta com instâncias internas de apoio à estrutura de governança, como Procuradoria Federal, Auditoria Interna, Ouvidoria, setores responsáveis pela comunicação entre as partes interessadas internas e externas à administração, pela avaliação e monitoramento de riscos e controles internos com informações à alta administração a respeito de anomalias identificadas, as quais norteiam as providências e o planejamento de novas ações.

Constam ainda como instâncias de apoio à estrutura de governança da UFGD a Corregedoria, a Comissão Permanente de Pessoal Docente, a Comissão de Ética, a Comissão Interna de Supervisão, a Comissão Própria de Avaliação e o Comitê de Governança, Riscos e Controles.

As orientações, recomendações e controle exercidos pelas instâncias internas de apoio à estrutura de governança da UFGD têm como objetivo comum a primazia pela legalidade dos atos, processos e procedimentos da Instituição, de acordo com os preceitos legais, legítimos, buscando garantir eficiência, eficácia, economicidade com impessoalidade nas ações de gestão e governança.

Na Procuradoria Federal na UFGD, setor responsável por atuar como interlocutora em ações judiciais, nas quais esta Instituição apresenta-se como parte, por meio de orientação técnica e envio de subsídios, possibilitando a autuação e defesa judicial por parte da Procuradoria Federal no Mato Grosso do Sul (PFMS).


Na Ouvidoria da UFGD, setor de controle e participação social, pela mediação da interlocução entre o usuário do serviço público e os gestores da Instituição sobre existência de problemas, reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, visando consequentemente a provocação de melhorias conjunturais e estruturais.

Destinada ao assessoramento na condução de procedimentos correcionais, atuação na prevenção de infrações disciplinares e atividades de correição no âmbito da UFGD, esta Instituição apresenta a Corregedoria Universitária instituída para controle e supervisão de Sindicâncias e Processos Administrativos​.

 
Nessa forma de atuação, a Universidade Federal da Grande Dourados, têm buscado melhorar seus indicadores de governança e gestão, visando aperfeiçoar seus resultados no ensino, pesquisa e extensão, ou seja, quando governamos bem, os resultados aparecem. Esse interesse impulsiona o surgimento de novos projetos e programas no que tange à responsabilidade com a qualidade e a excelência. Nesta atuação de pensamento a Universidade Federal da Grande Dourados, procura realizar sua gestão e governança de forma prática, objetiva, célere e eficiente, na qual o simples e complexo ocuparam lugares de importância vital.
 


CONTATO

REITORIA E VICE-REITORIA
Jones Dari Goettert - Reitor
Cláudia Gonçalves de Lima - Vice-Reitora
Roselyn Rodrigues Fontoura - Secretária
Fone: (67) 3410-2500
E-mail: reitoria@ufgd.edu.br

GABINETE DA REITORIA
Flaviana Gasparotti Nunes - Chefe de Gabinete
Luiz Antonio Silva de Azevedo - Secretário

Fone: (67) 3410-2713
E-mail: gabinetereitoria@ufgd.edu.br


SECRETARIA DAS COMISSÕES - CPPD, CAJ, CIS, CES, CGDSI, CPADOC e CGRC
Bruna Bolzani - Assistente em Administração
Natália Ingrid de Oliveira Ferreira - Assistente em Administração
Wanessa Gonçalves Silva - Tradutora e Intérprete
Fone: (67) 3410-2711
E-mail: cppd@ufgd.edu.brcaj@ufgd.edu.brcis@ufgd.edu.bretica@ufgd.edu.brcgdsi@ufgd.edu.br

SECRETARIA DE DOCUMENTOS OFICIAIS
Ana Karoliny Teixeira da Costa - Secretária
Fone: (67) 3410-2707
E-mail: docoficial@ufgd.edu.br

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS
Ariane Morales Moreti - Secretária
Cássila Garcia Flôres - Assistente em Administração
Fone: (67) 3410-2712

E-mail: soc@ufgd.edu.br


Horário de Atendimento: 7h às 11h – 13h às 17h de segunda a sexta-feira.
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