acessibilidade

Início do conteúdo da página

Pesquisa usa resíduos da indústria do pescado para criar embalagens de embutidos


Com fomento do Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), o estudo coordenado pelo professor doutor Marcelo Fossa da Paz consiste no uso da quitosana, um polissacarídeo extraído da escama do peixe, em conjunto com microorganismos, para elaboração de uma membrana com propriedades antimicrobiana, antioxidante e nutricional. O projeto intitulado “Desenvolvimento de produtos alimentares inovadores, ricos em proteínas, a partir de pescado e microalgas, utilizando estratégias de biorrefinaria e de bioeconomia circular”  foi aprovado na Chamada Fundect 31/2021 – Universal 2021 – ODS.

Matéria completa em https://www.fundect.ms.gov.br/pesquisa-usa-residuos-da-industria-do-pescado-para-criar-embalagens-de-embutidos/.

Biofilme segurado em mão

Biofilme em mãos.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
PPGCTA
Nome responsável:
Mateus Ribeiro Marques
Email:
pgctambiental@ufgd.edu.br
Telefone:
3410-2095/2097

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Os requisitos constam em instrução normativa própria, que pode ser conferida na página https://portal.ufgd.edu.br/setor/biblioteca/repositorio.

a. Capa; b. Folha de rosto, apresentando também informações sobre (i. Orientador(a); ii. Coorientador(a) (se houver); iii. Área de concentração.) c. Ficha catalográfica1 (exceto para TCCs em formato de artigo); d. Folha de aprovação assinada pela banca e com data de defesa; e. Resumo; f. Resumo em língua estrangeira; g. Sumário (exceto para TCCs em formato de artigo); h. Obra completa;

O atestado de matrícula é emitido pelo próprio discente no sistema SIGECAD:
https://ajuda.ufgd.edu.br/imprimirArtigo/314