Outubro
2021

UFGD tem obras entre as finalistas do prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU)

Atualizada: 18/10/2021

A UFGD está entre as finalistas do 7º Prêmio ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias) com duas obras publicadas pela Editora (EDUFGD) em 2020. “Desdobrando impressos: mulheres, educação e história”, organizado pela professora Adriana Aparecida Pinto (FCH) em parceria com as professoras Paula Faustino Sampaio (UFMT) e Ana Gonçalves Sousa, que atualmente faz especialização em Coordenação Pedagógica na UEMS, e “Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações”, dos professores Jones Dari Goettert (FCH) e Renato Suttana (FACALE).

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 23 de novembro, às 19h (horário de Brasília), em cerimônia virtual de entrega do Prêmio, pelo canal da ABEU no YouTube. “Desdobrando impressos: mulheres, educação e história” concorre ao prêmio na categoria Ciências Sociais e “Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações” recebeu menção honrosa na categoria Ciências Humanas. A lista completa dos finalistas está disponível em: https://www.premioabeu.com.br/.

O prêmio concedido pela ABEU foi criado em 2015 e, desde então, tem incentivado a qualificação das publicações de editoras universitárias e a produção técnico-científica, dando visibilidade aos trabalhos de excelência das edições universitárias.

As direções das faculdades de Ciências Humanas (FCH) e de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) disseram que se sentem prestigiadas pelo reconhecimento de seus professores e “reconhecem, agradecidamente, a Editora UFGD pela publicação dessas obras que a colocam entre as melhores do país”. A Editora da UFGD, por sua vez, publicou nota no portal da UFGD parabenizando todos os finalistas pelas indicações.

CONHEÇA OS LIVROS

Desdobrando impressos: mulheres, educação e história (Adriana Aparecida Pinto, Paula Faustino Sampaio, Ana Gonçalves Sousa – Org.)

SINOPSE: Os trabalhos reunidos nesta obra versam sobre impressos, educação, representações de mulheres e história, e desenvolvem caminhos da pesquisa interdisciplinar ao refletir acerca das possibilidades de análise de diferentes fontes e diversas tipologias dos impressos. Os(as) pesquisadores(as), sediados em diversas regiões do país, analisam os impressos, ora como fonte ora como objeto, em perspectivas distintas. Assim, registram a importância dos impressos e a sua pertinência aos estudos históricos, seja para compreender períodos recuados ou recentes. É por esse caminho que pretendemos conduzir os(as) leitores(as) ao conhecimento das filigranas dos processos de escrita da história, por meio do diálogo diverso e plural com documentos de natureza periódica ou serial, desdobrando-os em história da educação, das mulheres e dos impressos e suas interligações.

Download gratuito no portal da EDUFGD em: https://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog/book/334.

Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações (Jones Dari Goettert FCH. Renato Suttana – Org. FACALE)

SINOPSE: A obra reúne onze ensaios em diálogo com a poesia de Manoel de Barros. Críticos literários, filósofos, educadores e geógrafos se dividem em três momentos para fazer transbordar da obra do poeta análises que, mesmo acadêmicas, não deixam de apresentar narrativas marcadas por sensibilidades e novas “invenções” críticas. Na primeira parte da obra, “Infâncias”, três textos retomam a infância poética de Manoel de Barros para desvelar não uma, mas múltiplas infâncias da linguagem, da palavra e de uma “educação des-civilizadora” porque atravessada por “insignificâncias” e “miudezas” (como sempre asseverou Manoel de Barros em sua poesia). Na segunda parte, “Invenções”, quatro ensaios discutem encontros que permitem a expansão de olhares sobre a poética “barroseana”: entre Geografia e Poesia, entre Manoel de Barros e Walter Benjamin, entre o poeta e um mundo inventado e entre as “miudezas” que fervilham na obra de Manoel. E na terceira parte, “Experimentações”, são dispostas quatro possibilidades de reinventar a poesia por meio de afetos e desejos em suas experiências com o imaginário, com o espaço, com migrantes, com pedras e andarilhos.

Download gratuito no portal da EDUFGD em: https://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog/book/335

Jornalismo ACS/UFGD com informações da ABEU

capa