24
2026
UFGD seleciona bolsistas para projeto de segurança hídrica e alimentar em áreas indígenas
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para seleção de estudantes interessados em atuar como bolsistas no projeto “Promoção da segurança hídrica e alimentar em áreas de retomadas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul”. Ao todo, são ofertadas sete bolsas de extensão, com valor mensal de R$ 700, pelo período de seis meses e carga horária de 12 horas de atividades na semana.
A seleção dará prioridade a estudantes indígenas Guarani e/ou Kaiowá falantes da língua materna guarani. Também são desejáveis conhecimentos em redes sociais e edição de vídeos ou em cartografia digital, além de boa comunicação oral e escrita.
Os bolsistas atuarão em diferentes frentes do projeto, como apoio em hortas comunitárias, manutenção de poços freáticos e de sistemas de irrigação, comercialização de produtos agroecológicos e atividades de divulgação das iniciativas desenvolvidas. O objetivo do projeto é fortalecer, por meio da extensão universitária, ações voltadas à segurança hídrica e alimentar, à organização comunitária e à geração de renda em áreas de retomada indígenas.
A iniciativa está ligada ao programa de extensão Ânimo – Ñande Retea’e, que oferece consultoria técnica, acesso à água e sistemas de irrigação para famílias indígenas. O programa apoia familias que querem produzir seus alimentos em sistema agroecológico e a comercialização do excedente da produção. Desde 2021, mais de 30 poços freáticos já foram perfurados em comunidades indígenas de Dourados e região, ampliando o acesso à água e fortalecendo a produção agroecológica.
No Portal da UFGD já foram divulgadas ações anteriores do programa Ânimo: https://portal.ufgd.edu.br/noticias/nas-aldeias-de-dourados-tres-grupos-implantam-sistemas-de-producao-agroecologica.
Como se inscrever
Serão selecionados sete bolsistas, que vão receber bolsas mensais de R$ 700,00. Os estudantes interessados devem se inscrever até 6 de março de 2026, na plataforma da FUNAEPE: https://funaepe.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=373Jornalismo ACS/UFGD