acessibilidade

Início do conteúdo da página
Janeiro
27
2025

UFGD publica segunda chamada para matrícula do Vestibular 2025

  Atualizada: 27/01/2025
A documentação para matrícula é enviada pela internet, de 27 a 31 de janeiro. As aulas começam em 10 de fevereiro

ufgd
Divulgação
 

 

De 27 a 31 de janeiro, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza a matrícula dos aprovados no Vestibular 2025 convocados na segunda chamada. A lista com os nomes foi publicada hoje, 27/01, no Portal UFGD, disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2025

 

Os convocados têm até 31 de janeiro para enviar a documentação necessária e o Formulário de Atualização de Dados ao e-mail da Secretaria Acadêmica da faculdade correspondente (conforme Quadro 3 do edital). A divulgação da terceira chamada está prevista para 10 de fevereiro.

 

Aqueles que concorreram por meio das vagas reservadas (cotas) devem comprovar que atendem aos critérios exigidos, enviando a documentação de acordo com sua situação: renda familiar, raça/cor ou deficiência, conforme orientações do edital.

 

Nesta segunda chamada, serão priorizados os candidatos melhor classificados na lista de primeira opção de curso. Apenas após o esgotamento dessa lista serão convocados os candidatos classificados na segunda opção.

 

DOCUMENTAÇÃO

 

Independentemente da forma de ingresso, se pela ampla concorrência ou pela reserva de vagas (cotas), todos os candidatos que forem convocados para a matrícula precisarão enviar uma série de documentos. Os documentos obrigatórios para todos os alunos são: 

    
- Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do EJA ou Certificado de Conclusão de Educação Profissional de Nível Técnico ou equivalente). O candidato que não apresentar esse documento não realizará a matrícula;

    
- Histórico Escolar do Ensino Médio;

    
- Certidão de Nascimento ou Casamento;


- RG (No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia da Carteira de Registro Nacional Migratório);

- Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    
- Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares (para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos);

- Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);

 

- Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos) e
 

- Uma fotografia 5x7cm frontal datada e recente.

 

COMPROVAÇÃO DO DIREITO À RESERVA DE VAGAS

 

Para evitar fraudes na política de cotas, quem fez o vestibular e assinalou interesse em concorrer às vagas reservadas terá que comprovar seu direito no momento da matrícula. No documento Edital de Divulgação PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2024, constam todas as documentações necessárias para comprovação de renda, comprovação de condição de pessoa com deficiência, e também a autodeclaração para pessoas negras, para indígenas e para quilombolas.

 

Quem for convocado para ocupar as vagas para negros pelo sistema de reserva de vagas, terá sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Esse procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas), não sendo analisadas características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento).

 

Já os indígenas aprovados no vestibular deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a declaração da liderança indígena atestando o seu pertencimento ao povo e/ou à comunidade indígena e a autodeclaração que está no anexo 10 do Edital de Divulgação PROGRAD nº 29.

 

Os candidatos convocados para ocupar as vagas de pessoa com deficiência pelo sistema de reserva de vagas enviarão formulários e laudos médicos comprobatórios de sua condição, seguindo os procedimentos do Edital de Divulgação PROGRAD nº 29

 

Quanto à renda, somente quem se inscrever como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio precisará apresentar documentos que confirmem sua situação econômica. Quem tem a família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) irá apresentar o comprovante de inscrição e a folha resumo. O comprovante de cadastro pode ser emitido na página eletrônica: cadunico.dataprev.gov.br. Já a folha resumo é emitida presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

 

Quem se inscreveu como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio, mas não está no CadÚnico, deverá, em grau de recurso, enviar outros documentos e declarações de comprovação de renda, listados também no Edital de Divulgação PROGRAD nº 29.

 

CLASSIFICAÇÃO

A classificação dos aprovados foi publicada pela UFGD no edital de resultado final, publicado em 9 de janeiro, com a ordem decrescente das notas, separadas por curso, sistema de ingresso e opções de curso. Cada curso possui duas listas: uma para a primeira opção e outra para a segunda. Na primeira chamada, foram convocados os mais bem classificados na lista de primeira opção, considerando o número de vagas disponíveis em cada sistema de ingresso.

   

Para conferir quantas vagas estão disponíveis para ampla concorrência e para cada reserva de vagas (cotas), é necessário consultar a tabela que está disponível nas páginas 5 e 6 do edital de abertura do Vestibular

  

 

CONTATOS

 

As informações sobre a matrícula deverão ser obtidas na Coordenadoria de Gestão Acadêmica (CGAC/PROGRAD) pelos telefones 3410-2820 e 3410-2826.

 

Jornalismo ACS/UFGD

 



    Fotos