acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
08
2021

PDI: Etapa atual envolve a definição de metas e indicadores no planejamento para 2022-2026

  Atualizada: 08/09/2021

Em março de 2021 foram iniciados os debates para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022 a 2026 da UFGD. Já foram vencidas as primeiras três fases de construção do documento, sendo definidos os valores, missão e visão institucional; os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças externas; e os objetivos estratégicos da UFGD para os próximos 5 anos. 

Desde a última sexta-feira (3) e até 17 de setembro, a etapa é de definição de metas e indicadores, por meio de oito comissões, envolvendo principalmente as pró-reitorias e o Gabinete da Reitoria, mas contando também com representantes das unidades acadêmicas. Esses serão dados balizadores, para que os futuros gestores da universidade possam avaliar se a organização está conseguindo cumprir seus objetivos. 

A metodologia de trabalho para a elaboração do PDI 2022 a 2026 está disponível para consulta na página https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/metodologia. 

O QUE É PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal documento que norteia a tomada de decisão dos gestores da UFGD. O PDI registra quais são a missão e a visão da instituição, as diretrizes pedagógicas, as estruturas organizacionais e físicas da universidade, qual o perfil desejado de seus professores, quais serão as políticas de atendimento aos estudantes, entre outras características fundamentais que a instituição tem ou deseja alcançar.

Mais do que isso, o PDI é um dos documentos exigidos para o credenciamento e recredenciamento de universidades no Sistema Federal de Ensino Superior. Nesse sentido, universidades que não dispõem do PDI estão sujeitas a sanções como, por exemplo, restrição de repasses de recursos orçamentários, o que compromete todo o desenvolvimento das suas atividades. 

Quem quiser acompanhar e ler todos os documentos relacionados ao PDI, pode acessar a página https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/index

Jornalismo ACS/UFGD