Agosto

UFGD define os objetivos estratégicos para os próximos 5 anos

Atualizada: 26/08/2021
Dando continuidade à construção do PDI, grupos delegados fizeram o debate e indicaram objetivos que foram consolidados em mapa estratégico da universidade

Entre julho e agosto, os 254 delegados que participam dos seis eixos de discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) realizaram debates e votações para definir os objetivos estratégicos da universidade para os próximos 5 anos. Em reunião realizada em 11/08, a Comissão Executora do PDI aprovou os objetivos definidos pelos delegados. O resultado dos trabalhos foi a construção de um mapa estratégico, que estabelece 18 objetivos para a instituição entre 2022 e 2026.

O mapa estratégico foi criado a partir da metodologia BSC - Balanced ScoreCard. A prioridade da UFGD, enquanto instituição pública, é atender às necessidades da população; por isso, os primeiros objetivos que constam no mapa são voltados à sociedade. Na base do mapa ficam os objetivos ligados à sustentabilidade financeira, pois esta é a condição básica para que a UFGD continue existindo. No meio, estão os objetivos ligados a aprendizado e processos, pois seguir aprimorando o conhecimento e as práticas institucionais são as condições que permitem a UFGD atingir seu objetivo maior, que é atender à sociedade.

Nesse sentido, visando atender à sociedade, os primeiros três objetivos estratégicos do mapa são: ofertar cursos de excelência à comunidade; ampliar acesso à educação superior; e desenvolver uma comunicação efetiva da UFGD com a comunidade acadêmica e os diferentes setores da sociedade.

Para buscar o aprendizado e crescimento institucional, a UFGD deve manter o foco em três objetivos: garantir infraestrutura e equipamentos adequados às atividades; promover pesquisas, empresas de base tecnológica e processos de inovação de forma multidisciplinar; e intensificar a produção científica, tecnológica e de inovação qualificada no âmbito regional, nacional e internacional.

No âmbito do desenvolvimento de atividades internas, estão os objetivos conforme a lista abaixo:

• Desenvolver uma gestão universitária transparente, efetiva e alinhada à estratégia institucional;

• Fortalecer a Política Ambiental da UFGD;

• Promover a sustentabilidade, de forma participativa, e considerando a inserção regional da UFGD;

• Disseminar uma cultura ética de sustentabilidade;

• Ampliar o envolvimento da comunidade acadêmica e do público externo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;

• Promover a cultura como ação estratégica que credibiliza a UFGD como instituição referência regional, nacional e internacionalmente;

• Promover atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Assistência Estudantil;

• Fortalecer o papel da UFGD como referência em extensão regional, nacional e internacional;

• Fortalecer a articulação da extensão e cultura com o ensino e a pesquisa;

• Aperfeiçoar os regimentos, regulamentos e procedimentos administrativos institucionais; Fortalecer os Programas de Assistência Estudantil.

Na área financeira, a UFGD tem como objetivo otimizar a captação e o uso de recursos orçamentários e financeiros.

QUE É O PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal documento que norteia a tomada de decisão dos gestores da UFGD. O PDI registra quais são a missão e a visão da instituição, as diretrizes pedagógicas, as estruturas organizacionais e físicas da universidade, qual o perfil desejado de seus professores, quais serão as políticas de atendimento aos estudantes, entre outras características fundamentais que a instituição têm ou deseja alcançar.

Mais do que isso, o PDI é um dos documentos exigidos para o credenciamento e recredenciamento de universidades no Sistema Federal de Ensino Superior. Nesse sentido, universidades que não dispõem do PDI estão sujeitas a sanções como, por exemplo, restrição de repasses de recursos orçamentários, o que compromete todo o desenvolvimento das suas atividades.

Para mais informações sobre o PDI 2022- 2026, acesse: https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi/index

Jornalismo ACS/UFGD

divulgação PDI