Outubro
2022

Além de estudar de graça, alunos da UFGD podem receber bolsas, auxílios e remuneração por estágios

Atualizada: 01/11/2022
Para ter direito às bolsas e ao auxílio, os estudantes passam por Avaliação Socioeconômica, conforme estipulado no Plano Nacional da Assistência Estudantil (Pnaes)

Ao fim do Ensino Médio, muitos jovens decidem parar os estudos e procurar um emprego para ajudar a compor a renda familiar. No entanto, cursar uma faculdade não precisa ser um gasto a mais para as famílias. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece 34 opções de cursos presenciais e seis cursos em modalidade de ensino a distância, todos gratuitos. Além disso, os estudantes da UFGD contam com diferentes opções de bolsas, auxílios e estágios, para que a decisão de estudar não pese no orçamento da família.

Algumas bolsas e auxílios são exclusivos para estudantes cuja família tem renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa. Para acessar esses benefícios, o estudante precisa passar por uma Avaliação Socioeconômica, conforme estipulado no Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Por meio do Pnaes os alunos das instituições federais recebem assistência à moradia estudantil, à alimentação, ao transporte, à saúde, à inclusão digital, à cultura, ao esporte, à creche e apoio pedagógico. Para se ter ideia, estudantes da UFGD classificados com o perfil socioeconômico podem receber cumulativamente Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte, totalizando um valor R$ 700,00 mensais.

Todos os acadêmicos, mesmo os que não se enquadram no perfil do Pnaes, podem usufruir de vários benefícios, como as refeições no valor de R$ 3,60 no Restaurante Universitário (RU) e o desconto de 50% no transporte coletivo em Dourados. Há, ainda, outras oportunidades de estágios e bolsas que são oferecidas para estudantes que se destacam por seu bom desempenho acadêmico. Conheça algumas das principais oportunidades disponibilizadas pela UFGD aos seus alunos e alunas:

Auxílio Emergencial – este é um Programa de Assistência Estudantil que oferece auxílio no valor de R$ 400,00 mensais, por até três meses, para estudantes do primeiro semestre e vindos de outras cidades para estudar na UFGD. No momento da matrícula, o estudante precisa comprovar a renda familiar, demonstrando que terá dificuldades financeiras para permanecer estudando. O benefício é oferecido por três meses, até que o estudante possa participar dos editais regulares dos programas de Assistência Estudantil da UFGD.

Bolsa Permanência – este é um Programa de Assistência Estudantil que oferece bolsa de R$ 400,00 mensais para alunos que já fizeram a Avaliação Socioeconômica e foram classificados no perfil de vulnerabilidade socioeconômica. A cada semestre o estudante deve comprovar que está matriculado e se recadastrar para receber a bolsa.

Auxílio Alimentação – estudantes que já fizeram a Avaliação Socioeconômica e foram classificados no perfil de vulnerabilidade socioeconômica podem se inscrever para receber o Auxílio Alimentação, no valor de R$ 200,00 por mês. Pode ser acumulado com outras bolsas e auxílios.

Auxílio Transporte – auxílio no valor de R$ 100,00 mensais, visando o pagamento do transporte até a universidade. Também é destinado aos estudantes classificados no perfil de vulnerabilidade socioeconômica. Pode ser acumulado com outras bolsas e auxílios.

PIBID e PRP – estudantes dos cursos de licenciatura, que serão futuros professores e professoras, podem participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ou do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP). Ambos os programas oferecem bolsas de R$ 400,00, para que estudantes da universidade participem de projetos e ações em escolas públicas, contando com tutoria e orientação de professores da universidade e da rede de ensino básico.

PET – o Programa de Educação Tutorial (PET) oferece bolsas de R$ 400,00 para estudantes que queiram desenvolver ações e projetos sob a orientação de um professor da universidade. Na UFGD, são 9 grupos PET e para ser bolsista o estudante deve ser selecionado pelo(a) professor(a) tutor(a).

Iniciação Científica – os estudantes da UFGD podem entrar em grupos de pesquisa e receber uma bolsa de R$ 400,00 por até 12 meses. Na UFGD, são cinco tipos de programas de Iniciação Científica para acadêmicos e os professores escolhem os alunos mais dedicados e interessados para receber essa bolsa.

Programa Pró-estágio – para ser estagiário na UFGD é necessário se inscrever no processo seletivo feito pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, composto por uma prova objetiva. Os melhores colocados na prova são chamados para fazer estágio de 20 horas semanais, recebendo uma bolsa no valor de R$ 787,00 e mais um valor de Auxílio Transporte.

VESTIBULARES 2023

Quem quiser tornar-se estudante da UFGD em 2023 deve se inscrever até dia 9 de dezembro em um dos três processos seletivos: o Vestibular 2023, o vestibular para Licenciatura em Letras-Libras EAD e o vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC). Estudantes de escolas públicas, pessoas negras (pardas e pretas) e indígenas têm vagas reservadas em todos os vestibulares (saiba mais clicando aqui). Algumas pessoas podem fazer o vestibular gratuitamente e, para isso, é necessário fazer a inscrição até esta sexta-feira, dia 28 de outubro (saiba mais clicando aqui).

Jornalismo ACS/UFGD

nnn