2022

Vestibulares 2023 da UFGD inscrevem para cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras

Atualizada: 17/10/2022
Os cursos são realizados pela Faculdade de Educação a Distância e estão com 30 vagas cada, para formar professores surdos e ouvintes (Licenciatura) e tradutores e intérpretes (Bacharelado)

ufgd

Divulgação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece dois vestibulares diferentes para o curso de Letras - Libras (Língua Brasileira de Sinais), um processo seletivo é específico quem quer ser professor na Educação Básica ou Superior (Licenciatura) e outro é direcionado para quem quer ser tradutor e intérprete (Bacharelado). Os cursos são gratuitos e as aulas acontecem na modalidade a distância, como forma de ampliar e interiorizar o ensino superior público e de qualidade no Brasil.

Os candidatos têm até 9 de dezembro para fazer a inscrição pela internet, na página de cada vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 120 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU-COBRANÇA), em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco.

Quem quiser solicitar a isenção (gratuidade) da taxa de inscrição tem até 28 de outubro para entrar com o pedido. Tal direito é garantido para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e também para pessoas que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e que possuem renda familiar igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa.

De acordo com o cronograma, as provas de redação e objetiva acontecerão em 5 de fevereiro de 2023, no período vespertino, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados, Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Naviraí e Corumbá para o Bacharelado e para a Licenciatura somente em Dourados .

LICENCIATURA - PROFESSOR DE LIBRAS
A Licenciatura em Letras-Libras apresenta 30 vagas com prioridade para pessoas surdas, em respeito ao artigo 4º do Decreto Federal nº 5.626/2005. A versão do edital acessível em Libras está disponível na página do vestibular. Havendo vagas remanescentes, a oferta se dará para os ouvintes conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012 e suas alterações, ou seja, metade das vagas serão disponibilizadas para ampla concorrência e outra metade será reservada para estudantes de escola pública, com recorte sobre renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o projeto pedagógico da licenciatura, os profissionais serão formados com  a possibilidade  de  atuar  com  as  múltiplas  faces  da  linguagem  humana, a saber: no  uso  e  no  ensino  de  Língua  Portuguesa  como  segunda  língua  para  surdos  mediante metodologia  diferenciada  considerando  as  diferentes  modalidades  entre  a  primeira  língua (modalidade  espaço-visual)  e  a  segunda  (modalidade  oral-auditiva); no  ensino  de  Libras em  magistério  regular  (no  ensino  fundamental  e  médio),  em  cursos variados,  em  aulas  individuais  e  no  magistério  superior  (como  auxiliar  de  ensino);  na atuação em projetos e em atividades de formação continuada  e de capacitação  de  professores; entre outras possibilidades.

BACHARELADO - TRADUTOR E INTÉRPRETE
O Bacharelado também apresenta 30 vagas, mas é mais amplo, não tem prioridade para surdos, seguindo somente a Lei n.º 12.711/2012, com metade das vagas reservadas para estudantes de escola pública, distribuídas de acordo com a renda familiar e as cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, já que está dentro do vestibular geral da UFGD com 33 cursos de graduação (PSV 2023).

De acordo com o projeto pedagógico do bacharelado, a demanda pela profissão de tradutor e intérprete de  Língua Portuguesa - Libras (TILS) busca garantir a comunicação nos mais diversos espaços sociais, tais como nas esferas educacional, legal e governamental, da saúde e em eventos diversos em que sua presença se fizer necessária. Entre os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas estarão o domínio das duas línguas, Libras e Língua Portuguesa, em termos de sua estrutura, seu funcionamento e suas manifestações culturais, e a consciência das variedades linguísticas e culturais, recebendo e produzindo textos nas modalidades viso-gestuais e orais/escritos.

OUTRAS INFORMAÇÕES
As informações sobre os vestibulares deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail cs.libras@ufgd.edu.br ou pelo whatsapp (67) 99332-4046.

Já os candidatos que necessitarem de atendimento acessível em Libras, com intérprete da  Faculdade EaD/UFGD, para dirimir eventuais dúvidas referentes aos editais, deverão recorrer ao contato pelo e-mail secaf.ead@ufgd.edu.br e as orientações serão prestadas em Libras, por vídeo.

As  principais características de cada curso estão disponíveis no portal: https://www.ufgd.edu.br/faculdade/ead/index

Acompanhe as páginas de cada vestibular em:
Licenciatura - PSVLetras-Libras - 2023: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/letras-libras-ead-licenciatura/psv-letras-libras-2023
Bacharelado - Processo Seletivo Vestibular 2023 (PSV):

Jornalismo ACS/UFGD