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O estudo das imagens das línguas é crucial para se compreender o plurilinguismo em contextos fronteiriços. Na educação intercultural bilíngue em escolas de fronteira, é fundamental investigar como as imagens das línguas e da interculturalidade se realizam na comunicação entre professores e formadores.
Esse estudo favorece a modalidades de trabalho que considerem essas imagens no desenvolvimento de projetos de aprendizagem e de recursos didáticos em uma perspectiva bi/plurilíngue e intercultural.Thayse Guimarães conduz investigações sobre educação linguística em contextos fronteiriços desde 2018.
Também é membro da Cátedra UNESCO Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) e do Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteira (NEEF) da UFGD.
Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, em Portugal, sob a supervisão de Maria Helena Araújo e Sá, investigadora LabELing/CIDTFF e professora do DEP, Universidade de Aveiro.
Professora da FALE é contemplada na Chamada Universal do CNPq 2024
Thayse Figueira Guimarães, professora do curso e da Pós-Graduação em Letras da UFGD, teve o seu projeto de pós-doutoramento contemplado na Chamada Pública MCTI/CNPq nº 16/2024 – Apoio a Projetos Internacionais de Investigação Científica, Tecnológica e de Inovação.
Intitulado “As Imagens das Línguas e da Interculturalidade no Projeto Escolas Bilíngues Interculturais de Fronteira (PEBIF) entre Portugal e Espanha”, o projeto explora as percepções dos professores do PEBIF em relação às línguas portuguesa, espanhola e outras presentes nas regiões fronteiriças, investigando as culturas associadas e os processos de ensino-aprendizagem nesses contextos.O estudo das imagens das línguas é crucial para se compreender o plurilinguismo em contextos fronteiriços. Na educação intercultural bilíngue em escolas de fronteira, é fundamental investigar como as imagens das línguas e da interculturalidade se realizam na comunicação entre professores e formadores.
Esse estudo favorece a modalidades de trabalho que considerem essas imagens no desenvolvimento de projetos de aprendizagem e de recursos didáticos em uma perspectiva bi/plurilíngue e intercultural.Thayse Guimarães conduz investigações sobre educação linguística em contextos fronteiriços desde 2018.
Também é membro da Cátedra UNESCO Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) e do Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteira (NEEF) da UFGD.
Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, em Portugal, sob a supervisão de Maria Helena Araújo e Sá, investigadora LabELing/CIDTFF e professora do DEP, Universidade de Aveiro.
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FALE
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PPG-Letras
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Email:
mestradoletras@ufgd.edu.br
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Telefone:
(67) 3410-2013
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INFORMES
Fonte: PPGL-FALE - 14/04/2025
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