Infraestrutura: A FAECA dispõe de salas de aulas, áreas demonstrativas de campo para aulas práticas e sempre buscamos novas parcerias.
Relatório Anual: A Fazenda Experimental de Ciências Agrárias terá em breve uma publicação anual com o resumo das atividades nela desenvolvidas.
Projetos em andamento:
- Projeto de Soberania Alimentar para fortalecer a rede GUARDIÃS E GUARDIÕES das sementes crioulas, varietais e insumos agroecológicos nas e para as comunidades camponesas, tradicionais e indígenas do Mato Grosso do Sul (processo nº 23005.035728/2023-11)
O Projeto de extensão sob a responsabilidade do Prof. Eder Pereira Gomes tem por objetivo conceber algumas áreas protegidas da deriva dos agrotóxicos e da proximidade dos monocultivos transgênicos, berços de sementes crioulas na Fazenda Experimental da UFGD e em algumas comunidades originárias e tradicionais em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Fase do Projeto: Plantio da safra primavera/verão 2024
Plantio de sementes crioulas (milho pixurum) safra primavera/verão 2024 em área irrigada da FAECA
- Ânimo: do ñande retea'e ações estruturantes em engenharia e biológicas (processo n° 23005.036922/2023-13)
O Projeto de Extensão coordenado pelo Prof. Eder Pereira Gomes tem como objetivo o fornecimento de infra-estrutura e insumos para promover a resistência produtiva visando a segurança alimentar, soberania alimentar, produção e comercialização de excedentes das SAFs indígenas, a serviço do retorno ao Teko Araguyje (jeito sagrado de ser) e à felicidade no Tekohá no sentido dado pelos próprios povos originários. A infra-estrutura a ser oferecida é a instalação de poços freáticos para que esses povos tenham acesso à água potável, com controle de potabilidade, e estratégias com o uso da água de forma racional que possibilite a implantação de SAFs, hortas, criação de animais de pequeno porte (avicultura, suinocultura) conforme construção conjunta com as famílias de povos originários.
Fases do Projeto: Reuniões com MPF, DSEI, FUNAI, IMASUL, SESAI, Aty Guasu;
Perfuração dos poços em ordem de prioridade (mais necessitadas):
1º
YVU VERÁ
Cacique Adelino
FINALIZANDO
Perfurado com instalação sanitária, falta instalação de portão na proteção sanitária e registrar no IMASUL
2º
ITAY
FINALIZANDO
Perfurado com instalação sanitária, falta instalar clorador e registrar no IMASUL
3º
YVU VERÁ 2
Cacique Celício
FINALIZANDO
Perfurado com instalação sanitária e instalação da caixa d'água em andamento, falta energia elétrica durante o dia e à noite a corrente é baixa, insuficiente para partir a bomba, teremos que instalar bomba solar (cotação dos componentes em processo)
4º
Nhu Verá Guassu
EM INSTALAÇÃO
Perfurado mas somente revestido, com previsão de instalação da proteção sanitária e caixa d'água no sábado
5º
Nhu Verá 2
INICIADO
6º
AVAETE 1
PREVISTO
7º
AVAETE 2
PREVISTO
8º
ARATIKUTY
PREVISTO
9º
NHUVERA 1
PREVISTO
10º
BOQUEIRÃO
PREVISTO
11º
JAICHE PIRU
PREVISTO
12º
YVY POTY RORY
PREVISTO
13º
NHUPORÃ
PREVISTO
14º
PAKURITY
PREVISTO
Acompanhe as atividades na página do instagran: https://www.instagram.com/nande.reteae/ Próxima fase: Registro dos poços freáticos na plataforma SERIEMA/IMASUL.
- Capacitação técnica e formação de Profissionais de Melhoramento Genético de plantas Alógamas da UFGD
O projeto, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Livia Maria Chamma Davide (Faculdade de Ciências Agrárias), visa formar e capacitar o grupo de pesquisa em melhoramento genético de cana-de-açúcar da UFGD para, posteriormente, atuar em conjunto com o Programa de Melhoramento em Genética de cana-de-açúcar da UFSCar. A equipe da UFGD acompanhará e auxiliará na implantação, condução e avaliação de experimentos nas fases de seleção de T1 a fase de experimentação. Os experimentos serão conduzidos em usinas parceiras da UFSCar no Mato Grosso do Sul. A equipe da UFGD também auxiliará na elaboração de relatórios, na divulgação de resultados obtidos nos experimentos e no posicionamento de variedades e clones promissores no Mato Grosso do Sul.
Projetos previstos (aguardando a liberação de recursos):
- Produção agroecológica em Comunidades Indígenas e Quilombolas na Região de Dourados
Este projeto de extensão concorreu ao Edital das Emendas Parlamentares Federais Individuais do Orçamento de 2024 da Deputada Camila Jara Projeto, sob a responsabilidade do Prof. Eder Pereira Gomes, e foi um dos 14 projetos selecionados. Conforme o projeto de execução, o "principal objetivo é unificar esforços para potencializar a produção de alimentos saudáveis e nutritivos nas comunidades indígenas e quilombolas do MS e contribuir com o combate à fome. Trabalhar para que essas populações possuam soberania alimentar e conquistem autonomia em seus processos produtivos com possibilidade de geração de renda através da venda do excedente. A transferência de tecnologia produzida pela Fazenda Experimental de Ciências Agrárias - FAECA da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD é feita em ações desenvolvidas na própria FAECA. Entre estas ações destacam-se cursos preparatórios de treinamento em diferentes áreas e também, dia de campo onde são mostrados os resultados de pesquisa de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento e de convênios ou de parcerias.
Fase: A coordenação do projeto foi transferida para a profa. Judite Stronzake e será administrado pela FAIND com a cooperação da FAECA.