acessibilidade

Início do conteúdo da página

Avaliação do Curso



Conhecendo o curso

O Curso de Psicologia:
Formação de Professor/a e Psicólogo/a

LEGISLAÇÃO
 
- Resolução nº 102, 30 agosto 2007, do Conselho Universitário da UFGD – Aprova criação de nove, um deles o de Psicologia;
 
- Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFGD;
- Estatuto da UFGD;
- Regimento Geral da UFGD;
- Resolução número 008, de 07 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Educação – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Psicologia;
 
- Licenciatura - formação de professores para educação básica;
 
Legislação referente à regulamentação da profissão:
- Lei 4119 de 27 de Agosto de 1962 – regulamenta a profissão de psicólogo no Brasil;
- Resolução 002/87 de 15 de Agosto de 1987 do Conselho Federal de Psicologia – institui o - Código de ética do Profissional Psicólogo no Brasil;
- Atribuições da profissão de Psicólogo no Brasil de 17 de outubro de 1992, estabelecidas em conjunto pelo Conselho Federal de Psicologia e Ministério do Trabalho;
- Resolução de 016/2000 de 20 de Dezembro de 2000, do Conselho Federal de Psicologia – dispõe sobre a realização de pesquisa psicológica em seres humanos.
 
CONTATO
psicologia@ufgd.edu.br

 
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
 
- formar o professor de psicologia e o psicólogo, com o efetivo compromisso com o conhecimento científico, a postura ética e o exercício da cidadania, considerando as demandas sociais e as diversidades humanas e sociais.
 
Objetivos Específicos:
 
- Formar o professor de psicologia e o psicólogo, propiciando as competências necessárias para a atuação profissional nos diversos contextos existentes e com vários potenciais;
- Propiciar a atitude profissional ética e comprometida com a transformação social, respeitando o código de ética, nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia ;
- Estimular o trabalho interdisciplinar e o diálogo com as demais ciências;
- Reconhecer a diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do fenômeno psicológico;
- Promover a sensibilização e a capacitação para o trabalho com os segmentos sociais excluídos, estimulando a produção de conhecimento de conhecimento psicológico e interdisciplinar neste campo;
- Estimular a formação através da educação continuada em diferentes níveis.
- Fomentar a construção do conhecimento científico em Psicologia;
- Compreender os múltiplos referenciais relativos à amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces;
- Compreender criticamente os fenômenos psíquicos, sociais, econômicos, políticos e culturais do país;
- Atuar em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
- Propiciar as condições para a elaboração, implementação e avaliação de projetos didático-pedagógicos;
- Planejar atividades pedagógicas que contemplem a efetivação do processo de ensino e aprendizagem;
- Intervir na promoção da qualidade das relações interpessoais no âmbito educacional.
 
COMPETÊNCIAS
- Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos em diversos contextos;
- Identificar e analisar as necessidades de natureza psicológica;
- Diagnosticar, elaborar projetos, planejar e atuar de forma coerente com os referenciais teóricos e as características da população alvo;
- Reconhecer, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as metodologicamente;
- Avaliar, sistematizar e decidir as estratégias e procedimentos mais adequados, baseados em evidências científicas;
- Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados em Psicologia, tendo em vista sua pertinência;
- Conhecer os fundamentos epistemológicos e históricos presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia;
- Avaliar problemas humanos de ordem afetiva, cognitiva e comportamental em diferentes contextos;
- Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, grupos e organizações;
- Coordenar processos grupais, considerando as diversidades individuais e socioculturais;
- Estar disponível aos clientes e manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
- Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que necessário estando apto a assumir posições de liderança no trabalho em equipe multiprofissional, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
- Propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
- Atuar profissionalmente em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico tais como psicoterapia, orientação vocacional, aconselhamento psicológico e demais competências;
- Estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais, de informação, empreendimento, gestão, empregar e liderar equipes de trabalho;
- Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais;
- Apresentar trabalhos científicos e debater idéias em público;
- Buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional e o aprimoramento.
 
HABILITAÇÃO
Licenciatura e Formação de Psicólogo/a
 
HISTÓRICO
O Curso de Psicologia foi criado em 30 de agosto de 2007, pela Resolução nº 102 do Conselho Universitário da UFGD, no contexto da adesão da Universidade ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.
O primeiro processo de seleção para ingresso no Curso ocorreu no vestibular de 25 de janeiro de 2009. A implantação do Curso, com sua primeira turma de 60 acadêmicos, aconteceu em 9 de março 2009, com o início das aulas na UFGD/FCH.
 
PERFIL
O graduado em psicologia deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas ao longo do Curso. A seguir verificadas essas habilidades/competências são discriminadas:


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2269
psicologia@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página