acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: TRANSMISSÃO – II / PANORAMA



TRANSMISSÃO II / PANORAMA
 

DNA Neandertal

Um recente estudo de associação genômica identificou um grupo de genes no cromossomo 3 como um focus de risco para COVID-19 grave. Um novo estudo mostra que um segmento neste local vem dos neandertais e que cerca de 50% das pessoas no sul da Ásia e 16% das pessoas na Europa o carregam.

Diversidade de células T - quanto mais, melhor

Um novo estudo mostra que a diversidade de respostas de células T ao SARS-CoV-2 foi associada a sintomas mais leves de COVID-19, indicando que a imunidade requer o reconhecimento de múltiplos fragmentos de proteínas virais (ou epítopos). Essas descobertas podem orientar o projeto de vacinas mais eficazes baseadas em multipeptídeos. O estudo também mostra que 100% dos indivíduos convalescentes do COVID-19 apresentaram respostas de células T a esses epítopos diferentes, mesmo que não tivessem anticorpos detectáveis.

A Regeneron Pharmaceuticals revelou os primeiros resultados de seu coquetel de dois anticorpos monoclonais sintéticos que se ligam à proteína Spike do SARS-CoV-2 e a bloqueiam de infectar as células. O coquetel reduziu a quantidade de vírus em swabs nasais e aliviou os sintomas mais rapidamente, particularmente em pacientes que eram soronegativos (não tinham anticorpos contra SARS-CoV-2) e tinham altas cargas virais no início do ensaio. O medicamento experimental foi fornecido a Donald Trump, que contraiu COVID-19 esta semana, sob 'uso compassivo'.

Embora os coquetéis de anticorpos sintéticos pareçam um tratamento promissor para casos leves, muitos especialistas temem que eles só possam ser disponibilizados para poucas pessoas, devido ao custo e o desafio de aumentar sua produção.

Um spray intranasal desenvolvido para aumentar as respostas imunológicas inatas contra resfriados e gripes comuns, reduziu os níveis de RNA viral da SARS-CoV-2 no nariz e na garganta em até 96%, quando testado em furões. O produto, desenvolvido pela biotecnologia australiana Ena Respiratory, pode fornecer proteção contra a COVID-19.

VACINA

Boas notícias para adultos mais velhos

Um pequeno estudo com adultos mais velhos (com mais de 55 ano de idade) mostra que a vacina de mRNA-1273 da Moderna induziu títulos de anticorpos neutralizantes semelhantes aos do grupo de 18-55 anos, e superiores aos níveis observados no plasma de pacientes em recuperação.

Disponível em: https://www.isglobal.org/en/covid-19-novedades-cientificasAcesso em:  23 out. 20

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Curso de Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*