acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: TRANSMISSÃO – I / PANORAMA


a

Fonte da imagem: Pixabay / MintBlack4u
 

TRANSMISSÃO  I / PANORAMA


Máscaras

Se as tendências atuais continuarem, no próximo mês de janeiro, o número total de mortes por COVID-19 chegará a 2,5 milhões. Esse número poderia ser reduzido para 1,8 milhão se todos os países adotassem o uso de máscara geral, de acordo com projeções recentes.

Insights da Índia

Um estudo massivo da dinâmica de transmissão na Índia confirma a regra 80/20 para a transmissão do SARS-CoV-2: 77% dos casos não transmitiram. O estudo também mostrou que crianças pequenas transmitem o vírus a contatos próximos da sua idade. Em geral, a probabilidade de uma pessoa infectada transmitir o vírus a um contato próximo variou de 2,6% na comunidade a 9% no domicílio. Os casos e mortes relatados têm se concentrado em pessoas mais jovens do que em países de renda mais alta, talvez porque os idosos na Índia tendem a ser mais saudáveis e ter melhor acesso a cuidados.

Dois estudos na Itália não conseguiram fazer a cultura de vírus infecciosos de superfícies em enfermarias de hospitais ou em salas de emergência, corroborando a ideia de que a transmissão por superfícies inanimadas é menos frequente do que se pensava.

FATORES DE RISCO

Obesidade

Uma grande análise sobre a relação entre obesidade e COVID-19 estima que as pessoas obesas que contraíram o SARS-CoV-2 tinham 113% mais probabilidade de serem hospitalizadas, 74% mais chances de serem admitidas em uma UTI e 48% mais chances de morrer do que pessoas com peso saudável.

Disponível em: https://www.isglobal.org/en/covid-19-novedades-cientificas. Acesso em:  23 out. 20

 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Curso de Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.