TRADUZINDO O COVID-19: RÚSSIA TEM AUMENTO RECORDE EM INFECÇÕES DE COVID
Um Funcionário do ministério russo encheu contêineres com produtos químicos para realizar a desinfecção na estação ferroviária de Kursky na terça-feira após um recente aumento de casos de coronavírus. Fotografia: Mikhail Metzel / TASS
A Rússia registrou o maior dia de fatalidades e infecções desde o início da pandemia de coronavírus neste ano, em meio à preocupação de que as hospitalizações e mortes estão aumentando rapidamente, à medida que os casos de infecções aumentam em muitos lugares do mundo. Os números russos surgiram quando a Organização Mundial da Saúde relatou um aumento de 34% nas infecções na região europeia, incluindo a Rússia, contabilizando 700.000 casos na semana passada.
Mesmo enquanto a Rússia avançava com os testes de uma segunda vacina candidata contra a Covid-19, a força-tarefa oficial russa do coronavírus disse na terça-feira que o país registrou aumentos recorde de 13.868 casos e 244 mortes nas últimas 24 horas. A Rússia registrou 22.966 mortes desde o início da pandemia. O maior número anterior de mortes no país era de 232 pessoas em 29 de maio. Com 1.326.178 casos no total, o país de cerca de 145 milhões tem o quarto maior número de infecções no mundo, atrás dos Estados Unidos, Índia e Brasil. Com o tão previsto ressurgimento de infecções por coronavírus no outono e inverno já em andamento, os países em todo o mundo - do Irã à Argentina - relataram um crescimento cada vez mais forte na transmissão, governos já afetados economicamente estão planejando seus próximos passos. O número de mortes por coronavírus no Irã aumentou para 29.070, disse o Ministério da Saúde na terça-feira, enquanto o número de casos confirmados aumentou para 508.389 no país mais afetado do Oriente Médio.
Embora o relatório epidemiológico semanal da OMS tenha mostrado casos globais relativamente estáveis nas últimas três semanas, o quadro geral esconde aumentos alarmantes em vários países e regiões, e na Europa, onde a segunda onda está excedendo os picos anteriores, embora parte disso seja devido ao aumento dos testes. Os governos de toda a Europa estão aumentando as restrições em um esforço para conter a disseminação do coronavírus, já que o continente registrou o maior número semanal de novas infecções desde o início da pandemia. “A incidência de novos casos continuou a aumentar em toda a região europeia”, disse o relatório da OMS. “França, Federação Russa, Reino Unido, Espanha e Israel relataram o maior número de novos casos na semana passada com número de novos casos e novas mortes na Federação Russa, Reino Unido, Ucrânia e vários outros países da Europa mostrando aumentos consideráveis em comparação com a semana passada.”
Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2020/oct/13/global-report-russia-reels-from-record-rise-in-covid-infections Acesso em 14/10/2020Curso de Letras
Rosana Budny
rosanabudny@ufgd.edu.br
*