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TRADUZINDO O COVID-19: DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM CASA DURANTE UMA PANDEMIA ATRAVÉS DOS OLHOS DE UM ESTUDANTE


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Fonte imagem: Acesso: 20/11/2020
 
    O relato a seguir é do jovem aluno Rarkryan P. Angdhiri, que participa do programa Belajar di Rumah (estudo em casa) da cidade de Jacarta, capital da Indonésia. 
    Como aluno, afirmo que foi difícil se ajustar à escola online devido a alguns fatores. Primeiro, não fomos preparados para a situação por meio de simulações. Segundo, a carga horária das aulas online é maior que a das aulas regulares: isso torna o aprendizado ainda mais estressante para os estudantes. Além disso, perdemos os benefícios de ter amigos para socializar. Por último, muitos alunos não têm dispositivos ou acessos à internet para participar das aulas; consequentemente, não conseguem receber educação. Embora os provedores de serviços de internet tenham oferecido pacotes de dados gratuitos, eles simplesmente não são capazes de suportar chamadas de vídeo em programas como o Zoom. Não são poucos os alunos vivendo circunstâncias parecidas, pois a pandemia da Covid-19 pegou o mundo de surpresa. Globalmente, tudo parou. Projetos foram atrasados, locais de trabalho foram fechados e escolas fechadas. No entanto, os alunos continuam sua educação por meio do aprendizado online. Esse modelo é atualmente a melhor alternativa, pois manter as escolas abertas representa um risco para a segurança dos alunos, especialmente em grandes cidades como Jacarta. Em tempos de pandemia, outros países também adotaram essa abordagem. Escolas em Nova York, EUA, por exemplo, no início de abril, distribuíram cerca de 500.000 laptops e tablets para seus alunos, permitindo que participassem das aulas online. A diferença é que, na Indonésia, ainda não houve esse tipo de esforço. 
    E essa realidade está longe de ter um fim: é possível que a Covid-19 permaneça por mais tempo no país, pois não houve um bloqueio instantâneo para conter a disseminação do vírus. Entretanto, existem algumas alternativas para o aprendizado online em que os alunos em situações menos favorecidas podem participar. O Ministério da Educação e Cultura introduziu recentemente o programa Belajar di Rumah (estudo em casa) transmitido pela emissora estatal TVRI (Televisão da República da Indonésia) e a plataforma Guru Berbagi (Compartilhamento de Professores), que permite a criação de materiais de ensino-aprendizagem para os estudantes. Acredito que tanto o programa Belajar di Rumah da TVRI quanto a plataforma Guru Berbagi deixarão um legado e devem continuar a apoiar os ensinamentos em salas de aula para sempre. Contudo, o governo ainda precisa ter mais opções off-line para alunos sem acesso à internet, como distribuição de livros e materiais didáticos, conclui Rarkryan.

Fonte texto: Challenges of home learning during a pandemic through the eyes of a student. By Rarkryan P. Angdhiri.
Disponível em: .
Acesso: 09/11/2020( traduzido e adaptado). 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Graduação em Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
tgmarinho@gmail.com
Telefone:
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    Perguntas Frequentes

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Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
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Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
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Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
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O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

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