TRADUZINDO O COVID-19: MANTENHA AS CRIANÇAS SAUDÁVEIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Ensine ações preventivas diárias. Incentive seu filho e todos os membros da família a fazerem o mesmo
Lave as mãos com água e sabão por 20 segundos e incentive seu filho a fazer o mesmo. Informe-se sobre como lavar as mãos corretamente. Se não houver água e sabão disponíveis, use um antisséptico para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool. Ensine seu filho a cobrir todas as superfícies das mãos com gel antisséptico e a esfregá-las até ficarem secas.
Use máscara quando estiver em público e perto de pessoas que não morem em sua casa. Certifique-se de que seu filho (acima de 2 anos de idade) use a máscara corretamente, pois algumas crianças podem achar difícil fazê-lo.
Evite contato próximo. Mantenha-se a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas que não morem com você e de pessoas que estejam doentes (com tosse e espirros).
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel, descarte-o e lave as mãos.
Leve seu filho para consultas médicas de rotina. Elas são essenciais, mesmo durante a pandemia de COVID-19. Nelas, o pediatra verificará o crescimento e o desenvolvimento do seu filho. As vacinas protegem seu filho contra doenças como sarampo, gripe (influenza), coqueluche e outras doenças que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa.
Antes da consulta do seu filho, informe-se na unidade de saúde sobre consultas futuras e quando estão previstas as suas vacinas. Também pergunte sobre medidas para separar os pacientes saudáveis daqueles que podem estar doentes, pois alguns postos de saúde podem optar por adiar as consultas físicas.
Vacine-se contra a gripe anualmente, reduzindo assim a probabilidade de seu filho ficar doente, hospitalizado ou morrer de gripe. Você e sua família tomando a vacina contra a gripe também ajudará a proteger outras pessoas ao seu redor que podem ser mais vulneráveis a doenças graves causadas pela gripe, como bebês e crianças pequenas, adultos mais velhos, pessoas grávidas e pessoas com certas condições médicas. Assim pode-se evitar a sobrecarga ao sistema de saúde durante a pandemia de COVID-19. A gripe e a COVID-19 são doenças infecciosas que podem afetar a respiração e apresentam sintomas semelhantes, mas são causadas por vírus diferentes.
Ajude seu filho a se manter ativo diariamente, melhorando a saúde física e mental. Seja um exemplo, escolhendo você mesmo um estilo de vida que adote a atividade física como parte da rotina da família.
Ajude seu filho a se manter conectado socialmente, entrando em contato com amigos e familiares, ainda que virtualmente. Verifique se a escola tem dicas, diretrizes e recursos para aprendizagem que ajudem a apoiar as necessidades sociais e emocionais de seu filho.
Ajude seu filho a lidar com o estresse. Há recursos disponíveis (sites virtuais) para ajudá-lo a entender os desafios sociais, emocionais e de saúde mental, de acordo com a faixa etária e promover seu bem-estar durante a pandemia de COVID-19, construindo um relacionamento positivo e saudável com seus filhos.
Verifique na escola do seu filho se haverá planos para continuar os serviços de alimentação se a escola estiver fechada para aulas presenciais. Algumas escolas podem continuar a fornecer refeições de modos diferentes, como permitir que se busquem refeições na escola, ou para retirada em outros locais.
Fonte: Keep Children Healthy during the COVID-19 Pandemic. (Traduzido e Adaptado)
Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/children.html>
Acesso: 15/10/2020.
Graduação em Letras
Rosana Budny
rosanabudny@ufgd.edu.br
*