acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19 - O COLAPSO IMUNOLÓGICO LIGADO A DOENÇAS GRAVES


Alguns casos graves de COVID-19, incluindo aqueles em pessoas jovens e saudáveis, podem estar ligados à disfunção de produtos químicos de sinalização imunológica chamados interferons do tipo 1, de acordo com um levantamento de quase 1.000 pessoas com risco de vida pela infecção do SARS-Cov-2.
Interferons do tipo I são cruciais para aumentar a defesa contra a influenza e outros vírus. Jean-Laurent Casanova na Universidade Rockefeller, em Nova Iorque, e os seus colegas analisaram o DNA de pessoas com COVID-19 grave, procurando mutações específicas em genes que desencadeiam a produção de interferons do tipo I (Q. Zhang et al. Science https://doi.org/d95p 2020). A equipe descobriu que 3,5% dos participantes do estudo tinham essas mutações, o que os impossibilitou de produzir os produtos químicos de sinalização.
Em um segundo estudo, de pessoas gravemente doentes, Casanova, Paul Bastard da Universidade de Paris e seus colegas procuraram autoanticorpos - anticorpos que, por razões desconhecidas, atacam os próprios tecidos e órgãos do corpo (P. Bastard et al. Science https://doi.org/d95q; 2020). Os pesquisadores descobriram que mais de 10% das pessoas com COVID-19 grave tinham autoanticorpos que, por motivos desconhecidos, atuavam na atividade de interferon tipo I, em comparação com 0,3% na população geral. As experiências laboratoriais confirmaram que os autoanticorpos eliminaram a atividade do interferon do tipo I.
Os pesquisadores sugerem que interferons podem ser usados como terapias para a doença.

Fonte: Disponível em:  https://www.nature.com/articles/d41586-020-00502-w Acesso em 25/09/2020
 

*

 






 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Curso de Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.