Acompanhando a demanda nacional de engenheiros e vislumbrando o crescimento nacional, a UFGD apresentou à sociedade e ao Governo Federal em 2011, o seu Plano de Expansão nos cursos de Engenharia, para o período de 2011 a 2020, sendo a Faculdade de Engenharia contemplada com a criação, em 2013, do curso de Engenharia Civil. A primeira turma iniciou-se em 2014 com 60 acadêmicos, sendo o terceiro curso mais concorrido da Universidade com 39,73 candidatos/vagas. A primeira turma se formou no final do ano de 2018, com 22 alunos. Dos egressos, parte já está engajada no mercado de trabalho.
Atualmente, o Curso de Engenharia Civil conta com professores com o grau máximo de titulação acadêmica (doutorado), sendo que todos os docentes vinculados ao curso são contratados em regime de dedicação exclusiva por meio de concurso público. Ainda, o curso conta com 3 técnicos de laboratório, com alta capacitação acadêmica, dando suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
No final do ano de 2018, foi realizada a primeira semana acadêmica do curso de engenharia civil da UFGD que visou promover a integração entre acadêmicos, docentes, técnicos e profissionais da área na busca de intercâmbio de informações, desde este primeiro evento, todos os anos este vem se repetindo. Durante a semana acontecem palestras com docentes e profissionais da área que apresentam e debatem temas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão para os cursos de Engenharia Civil. São apresentados também, na forma de banners, trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos da universidade. A Semana abre espaço para que fornecedores de materiais, equipamentos relacionados à Engenharia Civil, profissionais e o mercado da construção civil como um todo possam divulgar e debater o seu papel.
O Curso de Engenharia Civil conta com o Centro Acadêmico, fundado no dia 24 de março de 2015. Esse foi responsável pelo apoio à organização e efetivação das semanas acadêmicas de engenharia civil, por ações socioculturais e esportivas, tais como, a campanha “Engenheiro Sangue Bom” e a participação do curso nos Jogos Internos da UFGD, por visitas técnicas, dentre outras atividades. Além disso, o Centro Acadêmico também se empenhou na divulgação de assuntos de interesses da comunidade estudantil.
Destaca-se também a criação da Empresa Júnior de Engenharia (Projeta), no ano de 2018, e que já vem desenvolvendo atividades da área sob a supervisão dos docentes. A Projeta tem buscado por parceiros como a Prefeitura Municipal de Dourados e o Ministério Público Federal, demandas de serviços em atendimento ao público, o que também contempla as ações de extensão do curso junto à sociedade.
INFORMAÇÕES DO CURSO
Modalidade: Bacharelado Duração: 5 anos Turno: Integral Vagas: 60 vagas