Sobre validação de artigo científico publicado em periódico ou evento como TCC/ Envio para biblioteca
O Trabalho de Graduação I (TG-I) e Trabalho de Graduação II (TG-II), antigamente chamados de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), são disciplinas obrigatórias, de caráter individual, dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia – FACE, que visam proporcionar aos acadêmicos atividades de elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa e trabalho final, em qualquer uma das subáreas de conhecimento da área das Ciências Sociais Aplicadas, desde que haja orientador disponível na referida subárea, de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.
Sobre validação de artigo científico publicado em periódico ou evento como TCC
Informativo para os alunos que precisam realizar o REQUERIMENTO DE VALIDAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PUBLICADO EM PERIÓDICO OU EVENTO COMO TCC (baixa em TGII ou mesmo em TGI e TGII concomitantemente)
É necessário obedecer ao estabelecido no Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso dos cursos de graduação da FACE/UFGD - APÊNDICE E (em anexo).
Art. 9º Será aceito como modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso o componente curricular Trabalho de Graduação I, que consiste em um Projeto de Pesquisa, e o componente curricular Trabalho de Graduação II, que consiste em uma Monografia ou Relatório Técnico elaborados conforme as normas da ABNT vigentes e o modelo para elaboração do trabalho, para o caso de monografia, em conformidade com o apêndice B desse regulamento, e para o caso de relatório técnico, conforme a Norma da ABNT no 10.719/2020 (vigente ou substituta).
§ 1 º O acadêmico, que ao longo do curso, tiver artigo de sua autoria como primeiro autor juntamente com um professor do quadro efetivo da universidade, aceito para publicação em revista com qualis na área do curso e afins ou apresentado pelo aluno em congressos e simpósios da área e/ou afim do curso de Graduação, com exceção de congressos de iniciação científica da própria universidade, poderá requerer o aproveitamento para dispensa do componente curricular Trabalho de Graduação I (TGI) e Trabalho de Graduação II (TG II) junto à coordenadoria do curso.
§ 2 º Para requerer, o acadêmico deverá fazer a solicitação junto à secretaria do curso mediante preenchimento do requerimento (Apêndice E) e anexar o comprovante (Ex: aceite, cópia do artigo, link da publicação, certificado de apresentação...).
§ 3 º A modalidade de relatório técnico se aplica apenas aos Cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
O pedido deve ser assinado pelo discente e pelo orientador e encaminhado à secretaria do curso de contábeis (cienciascontabeis@ufgd.edu.br). A deliberação sobre o atendimento do requisito será realizada pela coordenadoria do curso, que irá emitir parecer e retornar ao aluno e orientador para aprovação no SIGECAD (em TGI e/ou TGII).
É imprescindível o correto preenchimento do requerimento e não esqueça de anexar os comprovantes pedidos, além da cópia do artigo aprovado.
Lembrando que seu orientador(a) precisar assinar junto com vc (pode ser pelo gov.br).
Sobre Publicação na biblioteca do artigo/TG - OBRIGATÓRIO
Após aprovação em banca do TGII e entrega da versão final pós banca com concordância do orientador ou, ainda, após resolução de aprovação de artigo científico como TG, é obrigatório a entrega do artigo/TG para a biblioteca, senão não conseguirão retirar o nada consta na biblioteca para formatura e participação na colação de grau.
Para publicação do seu trabalho, é necessário preencher e enviar os seguintes documentos:
3 - Ficha catalográfica (explicações no tutorial) -enviar separado do artigo; e
4 - Versão final da obra em PDF.
Envio em anexo a Instrução Normativa Conjunta PROGRAD/PROPP nº 1 e o Regulamento de TG da FACE, nos quais vocês poderão encontrar informações adicionais e um tutorial com orientações (ignorar a etapa da ata).
Todos os documentos em formato digital deverão ser nomeados apenas com o nome completo do(a) responsável pela obra, sem espaços ou caracteres especiais, por exemplo: MariaJoaodeSouzaSilva - TG.pdf; MariaJoaodeSouzaSilva - metadados.pdf.
E devem ser enviados para o email Curso de Ciências Contábeis: cienciascontabeis@ufgd.edu.br para conferência. O curso irá enviar à biblioteca após confirmação de conformidade dos arquivos.
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II
Caixa Postal: 364 | Cep: 79804-970
Bloco FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Secretaria do Curso de Ciências Contábeis: (67) 3410-2046
E-mail do Curso de Ciências Contábeis: cienciascontabeis@ufgd.edu.br