acessibilidade

Início do conteúdo da página

Neste domingo tem o teatro político de “Neva” no campus, com ônibus gratuito


O Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT) segue consolidando-se como um dos maiores encontros de artes cênicas do Centro-Oeste. Neste domingo, 21, o público terá a oportunidade de mergulhar em dois universos distintos e igualmente potentes: o espetáculo “Neva”, da Armazém Companhia de Teatro (RJ), e “Des-calço”, criação da Produções 13, grupo de Dourados.

Dirigida por Paulo de Moraes, a montagem “Neva” já circulou por diferentes partes do mundo, de pequenos teatros no interior do Rio de Janeiro a festivais na China. Para o diretor, estar em Dourados é reafirmar a vocação do FIT de aproximar trajetórias diversas. “O FIT de Dourados parece ter esse mérito de aproximar a cena internacional, nacional e local, e é nessa mistura que o teatro ganha novos sentidos. Para mim, o que importa é o diálogo que nasce do encontro com um público novo, porque é ali que a peça deixa de ser só nossa e passa a pertencer a quem a recebe”, afirma.

Na cena douradense, o protagonismo fica por conta de “Des-calço”, espetáculo que nasce da memória da avó de Raquel Stainer Charão e da força simbólica da terra vermelha da região. “Estar descalço significa intimidade com o barro, precariedade da luta e, ao mesmo tempo, a força de quem pisa firme no território conquistado. É também um gesto de entrega e reverência”, explica a atriz e dramaturga. Apresentado no Parque do Lago, o trabalho coloca em diálogo a ancestralidade, a luta pela terra e a transformação do espaço público em território simbólico.

Para Raquel, estar no festival amplia a voz de um espetáculo que nasce em Dourados e fala do cotidiano da cidade, mas dialoga com o mundo: “O FIT cria uma ponte com o público, oferecendo transporte gratuito até o campus da UFGD. Isso garante que as pessoas da nossa cidade tenham acesso às apresentações e possam se reconhecer nas histórias que estamos trazendo para a cena. Democratizar o acesso é também parte da essência do nosso trabalho”.

O festival, que vem sendo um sucesso de público desde a abertura, segue até o próximo final de semana, com programação diversificada para todas as idades. Acompanhe as novidades pelo perfil @culturaufgd no Instagram.

O FIT é realizado pela UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, o FIT conta com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados. Toda a programação é gratuita.

Serviço

16h - Parque do Lago - “Des-calço” - Produção 13 (Dourados/MS)

20h - Auditório Central da Unidade 2 da UFGD - “Neva” - Armazém Companhia de Teatro (Rio de Janeiro - RJ).

Entrada gratuita e ônibus saindo às 19h da reitoria e da praça Antônio Joã

Neva

NEVA da Companhia Armazém do RJ

Des-calço

Des-calço da Produção 13, de Dourados/MS

 


 


 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Coordenadoria de Cultura
Nome responsável:
GRAZIELA MOURA DE SOUZA
Email:
cultura@ufgd.edu.br
Telefone:
67999027821

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Se você é técnico(a) administrativo, ou docente da UFGD e tem interesse em propor uma ação ou projeto na área de cultura fique atento aos nossos editais. Atualmente a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) conta com editais específicos para seleção de projetos e ações culturais que aconteçam dentro e fora da universidade prevendo também bolsas para os estudantes participantes. Siga nossas redes e fique por dentro dos nossos editais: Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD

Se você é estudante da UFGD e quer atuar junto aos projetos da Coordenadoria de Cultura da UFGD, precisa estar atento aos editais publicados no site da universidade (https://editais.app.ufgd.edu.br). Atualmente temos alguns projetos e programas de extensão que contam com vagas para bolsistas, como Orquestra UFGD, UFGD + Cultura, Incubadora Cultural e outros. Siga nossas redes e fique por dentro dos nossos editais: Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD