acessibilidade

Início do conteúdo da página

Cursos de Formação

        Este momento de pandemia em que vivemos é de cautela e, principalmente, de extremo cuidado com a saúde mental e com a vida. A situação é muito dinâmica e diariamente são apresentadas, pelos órgãos sanitários e pelo poder público, novas diretrizes de ação coletiva e individual, o que nos demanda reavaliação constante dos nossos modos de agir, de pensar e de planejar e propor ações. Devemos, sobretudo, ter calma e a adoção dos cuidados necessários à prevenção da disseminação do Coronavírus - COVID-19.
       A Portaria nº 343/2020, de 17 de março de 2020, “dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19”. Essa portaria foi alterada pelo MEC em 19 de março de 2020, com publicação da Portaria nº 345/2020, que em seu art. 1º, diz “fica autorizada, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017”.
        A PROGRAD reconhece que o ensino a distância é uma poderosa ferramenta para a realização dos objetivos pedagógicos definidos nos PPC dos cursos. Porém, para a efetiva operacionalização e contribuição para o sucesso acadêmico dos estudantes, a oferta de conteúdos na forma remota requer planejamento, organização, parque tecnológico capaz de atender toda a demanda e capacitação uniforme dos docentes. Além disso, a UFGD possui um grande número de estudantes em vulnerabilidade social que não dispõem de todos os recursos tecnológicos para acesso aos conteúdos ministrados de forma remota. 
        Desse modo, considerando a acessibilidade, os princípios de inclusão e a diversidade, a equipe da PROGRAD apresenta aqui, propostas de capacitação, que são oferecidas de forma gratuita, com emissão de certificados e muito podem auxiliar nesse momento em que vivemos.
        Os cursos propostos abaixo foram distribuídos entre as áreas de interesse institucionais, sobretudo que possam contribuir efetivamente para a aprendizagem de todos os envolvidos em benefício da educação. Não sendo dessa forma, indicações rígidas a serem seguidas estritamente para as classes propostas, podendo os docentes, discentes e técnicos-administrativos elegerem além dos cursos em suas áreas outros aqui indicados.
 


Fim do conteúdo da página