Os Projeto de Ensino de Graduação (PEG) são propostas pedagógicas disciplinares ou interdisciplinares, compostas de atividades a serem executadas por discentes, sob a orientação dos Docentes da UFGD, com a finalidade de apoiar as atividades de ensino de graduação.
Os PEGs podem ser propostos em parceria com outras unidades acadêmicas e instituições.
Os PEGs tem como objetivos:
propiciar aos docentes a vivência na organização e no desenvolvimento dos conteúdos, com a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento;
promover, incentivar e implementar recursos, estratégias e metodologias no processo de ensino-aprendizagem;
integrar diferentes componentes curriculares;
contribuir para o aprimoramento e melhoria da qualidade dos cursos de graduação;
impulsionar a articulação e o desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
contribuir para redução das taxas de retenção e da evasão.
PEG com ônus
As propostas são selecionadas por meio um edital anual lançado pela COGRAD/PROGRAD com vistas à concessão de apoio financeiro em rubricas de material de consumo e bolsa, conforme disponibilidade orçamentária.
PEG sem ônus (fluxo contínuo)
São os PEGs que não preveem recurso financeiro para sua execução. As propostas deverão ser encaminhadas à COGRAD acompanhadas pela Resolução do Conselho Diretor e Plano de Ensino das disciplinas relacionadas ao PEG. Formulário de projeto de ensino sem ônus (ATENÇÃO: A unidade acadêmica proponente de um PEG deverá abrir o Processo no SIPAC, inserir os documentos e enviar para a COGRAD). Formulário de relatório final de PEG sem ônus