acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 17/11/2021

Dramaturgia e Poéticas da Reciclagem

Docente: Prof. Dr. Braz Pinto Junior
Carga horária:30h
Ementa: Estudo e problematização das questões estético-crítico-conceituais relativas às mutações e permutas intertextuais e intermidiáticas que caracterizam a dramaturgia contemporânea: a contaminação de gêneros e mídias e as poéticas da apropriação 
e adaptação. Identificação de recursos pedagógicos e educacionais relacionados a processos de apropriação e adaptação.
 

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa

Docente: Prof. Msc. Michel Mauch Rosa
Carga Horária: 45h
Ementa: Pesquisa: definição, características, finalidade. Pesquisa e educação. Problema. Hipótese. Tipo de pesquisas e análises. Modalidades de trabalhos científicos. Fases da Pesquisa. Plágios. ABNT. Escrita: lógicas e estruturações. Formatação de trabalhos.
 

Imagem e Teatro: visualidades da cena e trajetos criativos

Docente: Prof. Dr. Gil de Medeiros Esper
Carga Horária: 30h
Ementa: Imagem e estética; Imagem e contemporaneidade; Imagem e teatro; Arte e processos de criação; Trajeto criativo e formatividade; Formatividade na arte e formação de estudantes; Dispositivos cênicos; Operações artísticas; Estratégias de criação e visualidades; Laboratório de práticas criativas; O trajeto criativo-colaborativo na formação de artistas; A sala de aula e a visualidade da cena; Operações artísticas para aplicação em processos de formação.
 

O “Artesanato Somático” em processos artístico-pedagógicos de atuação

Docente: Profa. Dra. Maria Regina Tocchetto de Oliveira
Carga horária: 45h
Ementa: Artesanato Somático dos estudantes/professores/artistas durante processo criativo. Códigos de acesso pessoal ao trabalho interpretativo e performativo. Dispositivos de acesso à atuação na prática artístico-pedagógica de C. Stanislavski, J. Grotowski, V. Meyerhold, M. Knebel, P. Bausch, M. Chekhov, E. Barba.
 

O conceito de jogo na Pesquisa em Artes Cênicas

Docente: Prof. Dr. João Marcos Dadico Sobrinho
Carga Horária: 30h
Ementa: Abordagem conceitual de jogo e do jogar como material referencial para colaboração com a pesquisa qualitativa e para o ensino em Artes Cênicas.
 

O Objeto no Teatro

Docente:  Prof. Dr. José Oliveira Parente 
Carga horária: 30h
Ementa:O potencial artístico e pedagógico do objeto. Relações entre objeto, corpo e imaginário. Metáforas e memórias. O objeto como desencadeador de processos criativos e como instrumento de aprendizagem da atriz e do ator. O objeto como recurso pedagógico na sala de aula.
 

Práticas performativas e decolonialidade

Docente: Prof. Dr. Daniel dos Santos Colin
Carga horária: 30h
Ementa: Refletir acerca das práticas performativas das artes do corpo na América Latina, com especial enfoque no trabalho de artistas brasileiros e brasileiras. Refletir sobre tais realizações cênicas pela perspectiva do giro decolonial. 
 

Teatro feminista e negro como prática artística e pedagógica: uma perspectiva interseccional 

Docentes: Profa. Dra, Júnia Cristina Pereira e Profa. Msc. Camile Cecília dos Anjos 
Carga horária: 30h
Ementa: Discussão e problematização dos conceitos de teatro feminista e de teatro negro. Panorama dos principais temas e formas do teatro feminista e do teatro negro, abordados numa perspectiva interseccional – considerando o cruzamento dos marcadores de gênero e de raça/etnia. (Re)descoberta de epistemologias feministas e não hegemônicas de construção do saber. Por meio de estudos de caso, pretende-se trazer à luz artistas que foram invisibilizadas pelos processos hegemônicos de registro histórico, bem como formas alternativas de organização de coletivos artísticos e de processos pedagógicos, em busca de relações mais horizontalizadas, afastando as tradicionais formas hierarquizadas em que as funções são valoradas de forma diferente.
 

Teatro sul-mato-grossense: apontamentos para o registro de suas histórias

Docente:  Prof. Msc. Fabrício Goulart Moser
Carga horária: 30h
Ementa: A disciplina apresentará a história do teatro em Mato Grosso do Sul tendo como ponto de partida a literatura produzida a respeito do tema, suas perspectivas, metodologias e fontes documentais. Esse estudo será precedido de um debate sobre a história e a historiografia do teatro no Brasil e no mundo e abrirá espaço para o exercício do olhar histórico sobre o teatro sul-mato-grossense a partir de registros que sustentem uma investigação dessa natureza. O plano de trabalho quer oferecer ferramentas adequadas para que mais pesquisadores atuem na formação de um campo de estudos sobre o teatro no Brasil e na América do Sul a partir da sua história em Mato Grosso do Sul. 
 

Teatros de Rua e comunidades – Arte, Educação e Política

Docentes:  Prof. Dr. Igor Emanuel de Almeida Schiavo e Profa. Ms. Karla Fernanda Ribeiro Neves 
Carga horária: 30h
Ementa: Estudos teóricos e práticos acerca dos elementos estéticos e políticos dos teatros de rua, dos teatros que se realizam sob perspectivas sociais; o teatro e a comunidade. Teatro comprometido com questões sociais; investigação sobre grupos/coletivos e práticas pedagógicas associadas ao teatro de rua e a comunidade, os teatros fora do mercado e à margem da história oficial.
 

Teorias do Corpo

Docente: Profa. Dra. Ariane Guerra Barros
Carga Horária: 30h
Ementa: Discutir e investigar o corpo através de metodologias corporais, com enfoque nos últimos séculos, referentes a práticas artísticas e pedagógicas para a cena. Entendimento filosófico de corpo. Abordagem teórico-prática do corpo em movimento. Corpo na educação.
 

Voz, Música e o Descolonizar a Escuta

Docente: Prof. Dr. Marcos Machado Chaves
Carga Horária: 45h
Ementa: Voz e discurso. Experimentações sonoras e vocais. Música tradicional, não tradicional e indígena – Guarani e Kaiowá. A arte musical e os processos coloniais e decoloniais. Afinação e desafinação vocal. Som, cena e processos pedagógicos. Hibridismo teatral-musical e os imaginários sociodiscursivos a respeito da arte na contemporaneidade. 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970 - Dourados-MS
(67) 3410-2010 / 3410-2012
facale@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!