acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
17
2025

Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo tem resultado preliminar divulgado

  Atualizada: 17/12/2025
A publicação do resultado final será feita em 14 de janeiro

 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou hoje (17/12) o resultado preliminar do vestibular da Licenciatura em Educação do Campo 2026 (PSVLEDUC – 2026/UFGD). 

 

Após o período de recurso, a divulgação do resultado final será feita a partir das 17h do dia 14 de janeiro de 2026, mesma data da convocação para matrícula da primeira chamada.

 

O Boletim de Desempenho Individual, com a nota da redação e o número de acertos na prova objetiva, permanecerá disponível na Área do Candidato até o encerramento do processo seletivo.

 

A relação de acertos da prova objetiva já foi divulgada em 19 de novembro e as informações podem ser acessadas pela Área do Candidato, no endereço https://selecao.app.ufgd.edu.br.

 

MATRÍCULAS COMEÇARÃO EM JANEIRO

A convocação para matrícula será realizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) mediante editais e cronogramas específicos, que serão publicados na página do Vestibular LEDUC. A chamada seguirá a ordem de desempenho e a disponibilidade de vagas, distribuídas entre vagas prioritárias e vagas remanescentes (ampla concorrência e cotas sociais). 

 

O curso possui 60 vagas divididas entre as habilitações em Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As vagas prioritárias são para a população do campo, que envolve os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e os acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural.  

 

Havendo vagas remanescentes, será aplicada a distribuição de acordo com a Lei n.º 12.711/2012 e a Resolução COUNI n.º 286/2022, com aproximadamente metade das vagas para ampla concorrência e metade para as cotas sociais, reservadas para quem cursou todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino. Dentro dessas vagas reservadas é ainda aplicado o recorte sobre renda familiar e destinadas cotas específicas para indígenas, negros (pretos e pardos), quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional do Mato Grosso do Sul, de acordo com o último censo do IBGE. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Para comprovar a vinculação ao grupo prioritário de integrantes de populações do campo, será aceito, no ato da matrícula, um dos seguintes documentos:

a) comprovante de residência no campo; 

b) declarações de Associações de Agricultores Familiares, de Cooperativas, de Movimentos Sociais do Campo, do Sindicato de Trabalhadores Rurais ou de órgãos que prestam assistência à Agricultura Familiar, tais como AGRAER, INCRA, Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fundação Palmares e Ministério da Pesca. 

 

Já a convocação para o preenchimento das vagas remanescentes será realizada de forma escalonada, priorizando inicialmente o ingresso pela ampla concorrência, com a chamada das pessoas candidatas que obtiverem melhor desempenho, independentemente de estarem inscritas em modalidades de reserva de vagas; em seguida, serão convocadas as pessoas candidatas inscritas nas vagas reservadas que não tiverem sido selecionadas nessa primeira etapa.

 

Para realizar a matrícula, a pessoa que optou pela reserva de vagas, deverá apresentar os documentos listados no Edital de Divulgação PROGRAD nº 77/2025.

 

 

LINKS ÚTEIS

 

 

Página oficial do PSVLEDUC-2026/UFGD:

https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-do-campo-psleduc/psleduc-2026


CONTATOS
 

E-mail: vestibular@ufgd.edu.br
 

Telefone: (67) 3410-2840
 

WhatsApp: (67) 99332-4046

 

Atendimento: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira