2024

VESTIBULAR 2025: Entenda os requisitos para a gratuidade da taxa de inscrição na UFGD

Atualizada: 16/07/2024
Para ingressar na UFGD, a única cobrança é a taxa de inscrição, já que não há mensalidades nos cursos

ufgd

Divulgação

Os candidatos ao Vestibular 2025 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) têm até 25 de agosto para solicitar a isenção (gratuidade) da taxa de inscrição, que custa R$ 120. Este vestibular oferece 1.459 vagas, sendo 979 vagas nos 33 cursos presenciais e 480 vagas nos cinco cursos a distância.

Vários grupos têm direito à isenção, especificamente quando o vestibulando se encontra nas seguintes situações:

- cursando, em 2024, o 3° ano do ensino médio em escola pública;

- com família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa e que cursou o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;

- indígena, quilombola, pessoa com deficiência, transexual, transgênero, travesti ou não binário que tenha estudado todo o ensino médio em escola pública ou tenha sido bolsista integral em escola privada;

- estrangeiro que está no Brasil na condição de refugiado, asilado, apátrida ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.

COMO SOLICITAR

Para solicitar esse benefício é preciso, primeiro, realizar a inscrição no vestibular pela Área do Candidato e clicar em “ISENÇÃO”. Em seguida, o candidato deve preencher o formulário de isenção e enviar pela internet os documentos indicados no formulário. A partir dos dados inseridos no formulário, o sistema indicará quais documentos são necessários para comprovar a situação econômica. Para facilitar, sete documentos estão disponíveis nas páginas dos vestibulares: declarações de renda, de ausência de renda, de recebimento de pensão alimentícia, de estudante de escola pública, de identidade de gênero e de pertencimento étnico indígena ou quilombola.

No dia 3 de setembro, a UFGD divulgará a lista de pessoas que tiveram o pedido de isenção aceito (deferido). Quem tiver o pedido de isenção negado (indeferido) poderá pedir recurso nos dias 4 e 5 de setembro, com a possibilidade de enviar documentos que possam ter faltado no primeiro envio. Se, mesmo assim, o recurso não for aceito, o candidato tem até 16 de setembro para fazer o pagamento da taxa de inscrição de R$ 120, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária, durante o horário de expediente do banco. É importante ressaltar que, antes do dia 3 setembro, continuará aparecendo "aguardando pagamento" na área do candidato. O status só vai mudar quando e se o pedido de isenção for deferido.

Para entrar na UFGD, a única cobrança feita é essa taxa de inscrição no vestibular, pois todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário pagar mensalidade.

COTAS E PROVAS

Muitas das pessoas que podem solicitar isenção de taxa também têm direito a vagas reservadas (cotas) no vestibular. Do total de vagas oferecidas, aproximadamente 50% são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a legislação sobre as cotas nas universidades federais.

As provas objetiva e de redação do Vestibular 2025 acontecerão das 13h às 18h30, no dia 20 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em 19 de dezembro e o edital de convocação para matrícula em 10 de janeiro de 2025.

LINKS

Página oficial do Vestibular PSV-2025/UFGD:https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2025

Informações sobre os cursos: https://portal.ufgd.edu.br/portal/cursos-de-graduacao/index.

Notícia importante: https://www.ufgd.edu.br/noticias/com-quase-15-mil-vagas-ufgd-abre-inscricoes-para-o-vestibular-2025

Fones: (67) 3410-2840 / 3410-2846

Horário de Atendimento: 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira