acessibilidade

Início do conteúdo da página
Fevereiro
02
2021

UFGD retomará matrículas dos aprovados nos Processos Seletivos de Vestibular e SiSU 2020

  Atualizada: 02/02/2021
Universidade publicou editais convocando os aprovados na sétima chamada do Vestibular 2020 e na primeira chamada da manifestação de interesse na vaga da lista de espera do SiSU 2020-1

Em março de 2020, diante da pandemia de coronavírus, a UFGD suspendeu o calendário acadêmico, paralisando as aulas presenciais. Como medida de segurança, também foram interrompidas as matrículas dos calouros. Dessa maneira, muitos candidatos que ficaram com boa colocação no Vestibular 2020 e boas notas no SiSU 2020 ainda aguardam com ansiedade a retomada das matrículas na instituição. 

A espera deve acabar na próxima semana, pois nos dias 8 e 9 de fevereiro estarão reabertas as matrículas de calouros, em procedimento on-line, via e-mail. Apenas os candidatos que concorreram a vagas reservadas para negros (pretos e pardos) deverão comparecer presencialmente à Unidade 1 da UFGD (antigo CEUD), nos dias 8 e 9, para os procedimentos da Comissão de Heteroidentificação. 

No edital da 7ª chamada do Processo Seletivo Vestibular 2020 foram convocados 25 aprovados nos cursos de Administração, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia. 

No edital da 1ª chamada de manifestação de interesse em vaga da lista de espera do Sisu 2020 foram convocados 154 candidatos, de 29 cursos. 

APROVADOS NO VESTIBULAR

Os candidatos convocados no edital da 7ª chamada do Processo Seletivo Vestibular 2020 devem encaminhar cópias legíveis dos documentos listados no Edital de Abertura CCS nº 08/2019, item 15.3.2, para o e-mail da secretaria acadêmica da faculdade na qual vão estudar (a UFGD tem 12 faculdades, que abrigam 33 cursos presenciais. No edital de convocação consta a lista de cursos e faculdades e, também, é informado o contato de e-mail de cada secretaria acadêmica). 

CONVOCADOS DO SISU

Os candidatos convocados no edital de vagas do SiSU devem encaminhar cópias legíveis dos documentos listados no Edital de Abertura CCS nº 01/2020 Documentação Básica para o e-mail da secretaria acadêmica da faculdade na qual vão estudar. No edital de convocação há a lista de faculdades e o contato de e-mail de cada secretaria acadêmica.  

DOCUMENTAÇÃO PARA VAGAS RESERVADAS

Os candidatos que optaram por vaga reservada e que precisam comprovar a renda familiar, devem encaminhar e-mail para analiserenda@ufgd.edu.br, das 7h do dia 8 de fevereiro de 2021 até as 12h do dia 9 de fevereiro de 2021 (horário de MS), com cópias dos documentos exigidos para comprovação de renda

Os 55 candidatos que concorreram a vagas reservadas para negros (pretos e pardos) e foram chamados em ambos as seleções deverão não somente enviar os documentos dos respectivos editais, como, também, devem comparecer presencialmente, nos dias 8 e 9, para o procedimento de Heteroidentificação.
 
A Comissão de Heteroidentificação receberá os candidatos na Unidade 1 da UFGD, que fica na Rua João Rosa Góes, nº 1761, Vila Progresso, Dourados/MS. A entrada será feita pela Rua Gustavo Adolfo Pavel, onde fica o Cineauditório da UFGD. Os convocados devem comparecer nesse endereço, das 13h30 às 17h (horário de MS), usando máscara de proteção facial (protegendo, no mínimo, o nariz e a boca), com sua própria caneta esferográfica de tinta azul, com documento oficial, legível e com foto, e com a Autodeclaração racial impressa, preenchida e assinada - esse documento consta dos editais de convocação. Os candidatos também deverão obedecer às orientações de segurança sanitária indicadas no local. 
 
HISTÓRICO

Em março de 2020, a UFGD suspendeu o calendário acadêmico e paralisou as matrículas dos aprovados no Vestibular 2020 e dos aprovados no SISU 2020. Em julho de 2020, as atividades acadêmicas foram parcialmente retomadas, por meio do Regime Acadêmico Emergencial (RAE). Com o RAE, os estudantes dos 33 cursos de graduação da UFGD puderam escolher entre aguardar a volta das aulas presenciais ou participar de atividades de ensino remoto, com o objetivo de adiantar algumas disciplinas. 

Dos oito mil estudantes dos cursos de graduação da UFGD, aproximadamente quatro mil se matricularam em disciplinas disponibilizadas em modelo de ensino remoto. Com o RAE, 356 alunos puderam concluir o curso de graduação e realizar sua colação de grau em 2020 e 2021.

Neste momento, a UFGD aprecia em seus órgãos deliberativos um Regulamento Acadêmico por Modalidades e Fases (RAEMF), que está sendo proposto como alternativa enquanto durar a pandemia. Na proposta do RAEMF está previsto o ensino nas modalidades não-presencial, presencial e híbrido. As disciplinas seriam ofertadas em uma dessas três modalidades, dependendo - entre outros fatores - da fase de risco da UFGD. A fase de risco da instituição seria referenciada de acordo com as fases sanitárias respaldadas pelos dados das secretarias de Saúde local, regional e estadual e do Ministério da Saúde, bem como, pelo andamento do Plano Nacional de Imunização. Com a aprovação do RAEMF, os calouros poderão iniciar suas aulas no dia 8 de março, data em que será retomado o calendário de 2020.1. 
 
Jornalismo ACS/UFGD
 

UFGD

Vista aérea da Unidade 2 da UFGD
 

 




    Fotos