21
2025
UFGD reserva 76 vagas para estudantes com deficiência no Vestibular 2026
O acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior é um direito garantido em lei, e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) reafirma esse compromisso no Vestibular 2026. Ao todo, serão 76 vagas reservadas nos cursos de graduação presenciais, contemplando candidatos no Espectro Autista (TEA) e com deficiência visual, auditiva, intelectual, múltipla ou física. Cada curso destina duas vagas, exceto Medicina, que oferece quatro, por contar com turmas nos dois semestres. Essas vagas são reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, não sendo válidas para quem estudou em escola particular, ainda que como bolsista.
Das 76 vagas, 38 são destinadas a candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e 38 para estudantes independentemente da renda. Essa divisão segue as regras do edital, que se baseiam na Lei 12.711/2012 e suas alterações, legislação que assegura a reserva de vagas em universidades federais como medida de promoção da inclusão e da equidade.
No caso específico da categoria PcD, a distribuição leva em conta os dados do último censo do IBGE em Mato Grosso do Sul, que apontou que 21,48% da população possui algum tipo de deficiência.
Para comprovar o direito a ocupar as vagas reservadas, na hora da matrícula, será necessário apresentar por e-mail, a documentação listada no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 77, de 23 de junho de 2025, entre eles o Laudo Médico e/ou Laudo Psicológico, de acordo com cada caso, emitido nos emitido nos últimos 12 meses.
ATENDIMENTO DIFERENCIADO NAS PROVAS
Além da reserva de vagas, candidatos com deficiência e outros que necessitem de condições especiais poderão solicitar atendimento diferenciado para a realização das provas, marcadas para 19 de outubro, das 13h às 18h30, em Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.
Entre as condições oferecidas estão: fiscal ledor/transcritor; prova ampliada em tamanho A3; mesa acessível; sala térrea; tempo adicional de uma hora; espaço para amamentação; intérprete de Libras; e uso de aparelhos médicos imprescindíveis.
A solicitação de atendimento diferenciado deve ser feita até 3 de setembro, no mesmo período das inscrições. O candidato deve acessar a Área do Candidato (https://selecao.app.ufgd.edu.br), clicar em “Atendimento Diferenciado” e enviar eletronicamente a documentação exigida, incluindo laudo médico, seguindo o que está definido nos itens 6.1 a 6.6 do edital do vestibular.
PERMANÊNCIA
Após a entrada no curso, os estudantes com deficiência podem contar com o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade, Inclusão e Pertencimento (CAADIP), que foi criada em 2023, tendo como objetivo a promoção e fomento de ações afirmativas voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade. Neste sentido, ela realiza serviços sociais e pedagógicos diferenciados a determinados grupos de pessoas historicamente marginalizadas.
De acordo com cada caso, os serviços podem envolver intérprete de Libras, monitoramento de permanência e êxito na comunidade acadêmica, elaboração de plano educacional individualizado, orientação pedagógica para estudantes e professores, e apoio pedagógico com monitores e estagiários.
Também contribuindo para permanência e diplomação de estudantes com deficiência, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) desenvolve diversos programas, com destaque para o Auxílio Permanência (R$ 700 mensais) que colabora nos custeios relacionados ao transporte, à alimentação e à estadia.
LINKS ÚTEIS
Página do Vestibular 2026:
https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2026
Informações sobre o pagamento:
Informações sobre a política de cotas:
https://portal.ufgd.edu.br/noticias/vestibular-ufgd-2026-entenda-como-funciona-a-politica-de-cotas
Programas de Assistência Estudantil: https://portal.ufgd.edu.br/noticias/assistencia-estudantil-ufgd-inicia-atribuicao-de-perfil-para-bolsas-e-auxilios
CONTATOS
E-mail: cs.vestibular@ufgd.edu.br
Telefone: (67) 3410-2840
WhatsApp: (67) 99332-4046
Atendimento: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Jornalismo ACS/UFGD