UFGD realiza formatura da 1ª turma de Letras Libras pela EaD

Atualizada: 17/04/2018
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizou, na última sexta-feira (13), a solenidade de formatura da primeira turma do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Faculdade de Educação a Distância (EaD).

Toda a cerimônia foi feita com acessibilidade em Libras e, entre os 47 formandos dos polos de Dourados e Rio Brilhante, nove são surdos, tornando-se o primeiro curso institucional Letras Libras a formar tantos profissionais surdos em Mato Grosso do Sul.  Além disso, a mesa da colação de grau foi presidida pela professora Ana Paula Oliveira e Fernandes, primeira mestre surda a ser formada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), primeira docente surda da UFGD e coordenadora do curso Letras-Libras.

Três formandos foram oradores e emocionaram os colegas lembrando os momentos de superação e agradecendo o companheirismo e o apoio da família e amigos. Alessandra Souza da Cruz Daniel é surda e foi uma das oradoras pelo polo de Rio Brilhante. Ela lembrou que todos estavam com o sorriso de ponta a ponta da orelha no primeiro dia de aula e agora a formatura era a realização de um sonho.  “Temos muito a fazer na história da Educação dos Surdos e para a qualidade de vida deles. Temos muito a fazer também por nós que vencemos uma etapa e vamos rumo a novas conquistas”, discursou em Libras.

Também orador por Rio Brilhante, Oldemar Cabanhe falou sobre o contexto social e político, chamando os colegas para assumirem responsabilidades. “Não importa se a linguagem é surda ou ouvinte. Não podemos sentar em cima dos problemas e fingir que não é conosco: brasileiros, acadêmicos, professores. Num momento em que o mundo pensa em criar muros, em perseguir os negros, refugiados, indígenas e LGBTs; em um momento em que ficou tão visível a violência contra nossas mulheres, o estudante de Letras Libras também deve ser um instrumento para criar pontes e ajudar a pensar um Brasil melhor dentro da escola, que é um palco propício para grandes discussões”, defendeu Oldemar.

Glaysson Rhener Rocha foi o outro orador surdo e representou o polo de Dourados. “Hoje estamos aqui para celebrar formalmente o fim de uma etapa fundamental de nossas vidas. Algo que, confesso, não víamos a hora de passar. Mas em um dia muito próximo, ainda nos viraremos para trás sentindo saudade, e até diremos a frase ‘eu era feliz e não sabia’. Nós éramos e somos tão felizes, por tudo isso que nos foi dado, e nós sabemos. Confiamos em Deus, somos jovens, criativos, temos uma força, inteligência, sonhos e perseverança, por isso... Somos campeões!”, disse Glaysson.

LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS
O curso de licenciatura em Letras com habilitação em Libras é o primeiro curso institucional da modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, ou seja, diferentemente dos demais cursos oferecidos na modalidade a distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, o Letras-Libras faz parte do rol de cursos institucionais da UFGD.

A Licenciatura em Letras-Libras foi implantada por meio de ações diretas do Ministério da Educação em decorrência do Viver sem Limites – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, instituído pelo decreto nº 7.612 de 17 de novembro de 2011 e visa à efetivação da educação bilíngue como uma estratégia pedagógica para a garantia do direito à educação das pessoas com surdez usuárias da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Esta graduação deve contribuir para a efetivação da educação bilíngue no Brasil por meio da formação de professores de Libras e também da inclusão de pessoas surdas usuárias de Libras no Ensino Superior.

Informações: https://portalead.ufgd.edu.br/cursos/licenciatura-em-letras-libras/