acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
22
2018

UFGD REALIZA 10 - PRAD

  Atualizada: 22/11/2018
A Pró-Reitoria de Administração é responsável pelo planejamento, organização, coordenação, execução e controle de serviços, como: acordos de cooperação; convênios; compras de bens e equipamentos; contratação de serviços continuados e não continuados; gerenciamento e distribuição de material permanente, de consumo e de produtos químicos; protocolo; Arquivo Institucional; gestão e avaliação de imóveis; gestão dos espaços físicos sob cessão de uso para exploração de atividade econômica e administração dos blocos didáticos A, B, C e D.
 
No Plano de Gestão da PRAD foram priorizadas ações que contribuíssem para a modernização da Administração, bem como pela desburocratização de procedimentos, envolvendo a participação e aperfeiçoamento dos servidores. Saiba tudo o que foi feito para que estas ações se concretizassem, iniciando-se, primeiramente pela DICON (Divisão de Contratos).
 
A Divisão de Contratos definiu como metas em seu plano de gestão:
 
  • Capacitar um grupo de pessoas para atuar na gestão de contratos e atas dentro desta divisão;
  • Realizar o acompanhamento efetivo da gestão dos contratos de serviços continuados;
  • Otimizar o uso de recursos financeiros do orçamento da UFGD.
 
As estratégias utilizadas para atingir as metas, foram:
 
  • Capacitação em Elaboração de Planilha de Custos e Formação de Preços para a Contratação e Fiscalização de Serviços com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra (pela EBSERH);
  • Participação na XIV Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas (pela ESAF);
  • Curso de Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas (pela CGU);
  • Acompanhamento efetivo dos contratos.
 
E quais foram os resultados alcançados?

No último trimestre do ano de 2016, a Divisão de Contratos analisou 18 notas fiscais referentes aos serviços de apoio prestados por empresas com fornecimento de dedicação exclusiva de mão-de-obra, totalizando uma economia de R$ 122.785,26 (cento e vinte e dois mil, setecentos e oitenta e cinco Reais e vinte e seis centavos) referente a glosas de serviços e/ou materiais que não foram efetivamente cumpridos.
 
Em 2017 foram analisadas todas as notas fiscais, totalizando uma economia de R$ 1.936.077,82 (um milhão, novecentos e trinta e seis mil, setenta e sete Reais e oitenta e dois centavos).
 
Já em 2018, juntamente com os outros setores envolvidos da Prefeitura Universitária e Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento - PROAP, foram estabelecidos procedimentos e melhorias no acompanhamento e gestão dos contratos de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão-de-obra, para que a emissão das notas fiscais ocorresse apenas depois de conferida a prestação dos serviços nos termos da legislação vigente. O acompanhamento efetivo destes contratos, além da economia média anual de dois milhões de reais para a Instituição, gera para as empresas condições de melhorias financeiras para aplicação em seus quadros, já que foram evitadas cobranças indevidas de mais de duzentos mil reais em tributos.
 
Estas foram apenas parte do que foi realizado por esta divisão da PRAD. Acompanhe-nos... em breve estaremos divulgando outras ações, com excelentes resultados!
 
 
Assessoria de Comunicação da Reitoria 
 



    Fotos