13
2026
UFGD publica editais do SiSU com convocações para matrícula da lista de espera

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou hoje (13/02) três editais referentes a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU): Lista de Espera (todos que confirmaram interesse), Convocação para matrícula da Primeira Chamada (nº 16) e da Primeira Chamada Pública (nº 15) .
Os candidatos convocados devem encaminhar a documentação digitalizada até dia 20 de fevereiro, em formato PDF, para o e-mail da secretaria acadêmica do curso escolhido, conforme orientações e prazos previstos nos respectivos editais. Os endereços eletrônicos das secretarias constam no Quadro 2 de cada documento.
A convocação é feita de acordo com a quantidade de vagas e a classificação por sistema de ingresso – ampla concorrência e reserva de vagas (cotas).
Editais de convocação
O Edital de Convocação CGAC/PROGRAD nº 15 contempla candidatos aprovados nos cursos de Artes Cênicas (Bacharelado), Biotecnologia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Econômicas (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Engenharia Agrícola (Bacharelado), Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia De Computação (Bacharelado), Engenharia Mecânica (Bacharelado), Geografia, História (Licenciatura), Letras (Licenciatura) e Zootecnia (Bacharelado).
Na modalidade chamada pública, todos os candidatos aprovados devem enviar a documentação exigida. A matrícula será efetivada conforme a ordem de classificação, até o preenchimento das vagas previstas.
No dia 23 de fevereiro, a Secretaria Acadêmica da Faculdade (Secac) realizará a classificação dos candidatos que confirmarem interesse, efetivando a matrícula dos melhores classificados. Para candidatos às vagas reservadas, haverá agendamento com as comissões competentes, e a matrícula será concluída após o deferimento da documentação.
Já o Edital de Convocação CGAC/PROGRAD nº 16 trata da Primeira Chamada da Lista de Espera do SiSU para os demais cursos presenciais da UFGD: Administração (Bacharelado), Agronomia (Bacharelado), Artes Cênicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis (Bacharelado), Direito (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia de Alimentos (Bacharelado), Engenharia de Energia (Bacharelado), Engenharia de Produção (Bacharelado), Escrita Criativa (Bacharelado), Gestão Ambiental (Bacharelado), Medicina (1º semestre), Nutrição (Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura), Psicologia (Bacharelado), Química (Bacharelado e Licenciatura), Relações Internacionais (Bacharelado) e Sistemas de Informação (Bacharelado). Caso ainda restem vagas após essa etapa, está prevista uma segunda chamada que será publicada em 27 de fevereiro.
Todos os candidatos convocados em ambos os editais devem encaminhar a documentação necessária entre os dias 13 e 20 de janeiro, para efetivar a matrícula.
COMPROVAÇÃO DO DIREITO ÀS VAGAS RESERVADAS
Os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública puderam concorrer às vagas reservadas, conforme a Lei nº 12.711/2012. Aqueles que optaram por modalidades específicas de reserva, como pessoas com deficiência, renda familiar per capita inferior a um salário mínimo, candidatos negros (pretos e pardos), indígenas ou quilombolas, deverão comprovar as informações declaradas no ato da matrícula.
Para as vagas destinadas a candidatos negros, é necessário preencher e enviar a Autodeclaração (Anexo 3 do edital de matrícula), juntamente com a documentação geral. Após o envio, o candidato receberá, no e-mail informado na inscrição, o agendamento para telecomparecimento perante a Comissão de Heteroidentificação Geral da UFGD. O procedimento ocorrerá de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet: https://meet.google.com/uxvqzem-nbc. Este procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas), não sendo analisadas características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento).
Já os candidatos às vagas quilombolas deverão apresentar a Declaração de Pertencimento à Comunidade Remanescente de Quilombo (Anexos 3 e 5 do edital). Os indígenas precisam encaminhar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração da liderança indígena que comprove o pertencimento à comunidade, além da autodeclaração constante no Anexo 2 do edital.
No caso das vagas reservadas a pessoas com deficiência, os convocados devem enviar os formulários e laudos médicos comprobatórios, conforme os procedimentos descritos no edital de matrícula.
Quanto à renda, apenas os candidatos inscritos como pertencentes a famílias com renda per capita inferior a um salário mínimo devem apresentar documentação comprobatória. Quem possui inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) deve enviar o comprovante atualizado e o Formulário do Cadastro Único. Já os candidatos que não apresentarem o CadÚnico deverão encaminhar, em grau de recurso, a documentação prevista no Edital de Divulgação PROGRAD nº 01/2026 para avaliação da renda.
CONTATOS
As informações sobre a matrícula deverão ser obtidas na Coordenadoria de Gestão Acadêmica (CGAC/PROGRAD) pelos telefones 3410-2820, 3410-2825 e 3410-2826 ou pelo e-mail cgac.digs@ufgd.edu.br.
LINKS ÚTEIS
Página da UFGD sobre o SiSU:https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/sisu-enem/sisu-2026
Portal do Acesso Único ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br/sisu
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vagas reservadas para negros: como funciona a Comissão de Heteroidentificação
Bolsas, auxílios e estágios disponíveis aos alunos da UFGD
Jornalismo ACS/UFGD