28
2023
UFGD publica convocação para matrícula dos aprovados pelo Sisu 2023
Divulgação
O Ministério da Educação divulgou, hoje (28/02), o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 e abriu o prazo para quem não está nesta chamada entrar na lista de espera, tudo no site oficial do processo seletivo. Para acessá-lo, é necessário fazer o login da conta Gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.
A matrícula deverá ser feita entre os dias 2 e 8 de março, com envio de documentos digitalizados (formato pdf) para os e-mails das secretarias acadêmicas das faculdades, conforme detalhado no Edital de Convocação CAAC/PROGRAD nº 03/2023.
No entanto, além desses documentos gerais, quem foi aprovado pelas cotas sociais precisa seguir também outros procedimentos, de acordo com cada situação, para enviar a comprovação de renda, cor/raça e deficiência. As comissões são diferentes, têm datas e e-mail específicos. agendamento da comissão será enviado no email cadastrado do candidato para o processo seletivo do qual se inscreveu, após o envio da autodeclaração.
No caso dos aprovados negros (pretos e pardos), após o envio da autodeclaração, será enviado o agendamento para passar pela Comissão de Heteroidentificação, que atuará por meio de sala virtual, no link publicado no edital de convocação.
O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.
LISTA DE ESPERA
O processo seletivo do Sisu é feito por uma única chamada, mas é possível disputar uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.
Nessa fase, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu, sendo que a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.
O estudante já selecionado em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.
A publicação das vagas remanescentes para a lista de espera será feita pelas próprias instituições de ensino.
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA DE TODOS (ampla concorrência e reserva de vagas)
a) Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do EJA ou Certificado de Conclusão de Educação Profissional de Nível Técnico ou equivalente). O candidato que não apresentar esse documento não realizará a matrícula;
b) Histórico Escolar do Ensino Médio;
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Documento de Identidade. No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia do Registro Nacional de Estrangeiro;
e) Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
f) Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares (para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos);
g) Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);
h) Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos); e,
i) Uma fotografia 5x7cm frontal e com data (2022 ou 2023)
LINKS ÚTEIS
Página para acesso ao Sisu: https://acessounico.mec.gov.br/
Página da UFGD sobre o Sisu: https://www.ufgd.edu.br/vestibular/sisu-enem/sisu-2023-1
Jornalismo ACS/UFGD com informações da Agência Brasil