26
2026
UFGD prepara recepção especial para os calouros no dia 10 de março

A chegada à universidade marca o início de uma nova fase e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) quer tornar esse momento ainda mais especial. No dia 10 de março (terça-feira), a instituição realiza o Evento de Recepção aos Calouros da graduação, com uma programação pensada para acolher, informar e integrar os novos estudantes.
Organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE), a recepção acontecerá no Auditório Central, na Unidade 2 da UFGD, em dois horários diferentes, para atender estudantes dos cursos matutinos, integrais e noturnos.
Os calouros dos cursos matutinos e integrais iniciam as atividades às 7h30, com a entrega do kit calouro — que inclui bolsa, camiseta, caneca e boton personalizados com a identidade visual dos 20 anos da UFGD.
Na sequência, haverá uma apresentação cultural e, depois, falas institucionais com informações sobre os principais setores e programas de apoio ao estudante. O encerramento está previsto para as 9h30, com a tradicional foto oficial de cada turma, reunindo calouros, professores e técnicos administrativos.
Para quem estuda à noite, a recepção começa às 19h e segue o mesmo formato: entrega do kit, apresentação cultural, mensagens de boas-vindas e registro fotográfico, previsto para às 21h.
Além disso, no dia 24 de março, será a vez dos estudantes da pós-graduação participarem da recepção institucional, também no Auditório Central, das 7h30 às 9h30.
Jogos dos Calouros 2026
Antes mesmo da recepção oficial, os novos estudantes poderão participar dos Jogos dos Calouros 2026, que acontecem no dia 4 de março, na quadra poliesportiva coberta da Unidade 2.
A proposta é integrar os estudantes por meio de atividades esportivas e lúdicas, fortalecendo o espírito de equipe e o sentimento de pertencimento à universidade. As atividades serão realizadas em dois períodos: vespertino, a partir das 13h30, e noturno, às 19h.
Entre as modalidades oferecidas estão futsal, voleibol, vôlei de praia, beach tennis, queimada, tênis de mesa, xadrez, dama e sinuca.
Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia: basta comparecer ao local no horário das partidas. Durante os jogos, haverá lista de presença organizada pela PROAE. Caso o estudante precise de declaração de participação, poderá solicitá-la pelo e-mail proae.dile@ufgd.edu.br.
Vale lembrar que cabe a cada professor decidir sobre o abono de faltas dos estudantes que participarem das atividades.
Jornalismo ACS/UFGD