09
2025
UFGD participa de evento que articula lideranças para ações conjuntas na Região Sul de MS
O encontro reuniu 105 representantes de 16 movimentos da região que visam o desenvolvimento local
Localizada em posição estratégica na região Sul de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) esteve entre as instituições participantes do evento Conexão Sul, realizado na quinta-feira (08/05) pelo Sebrae/MS, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED).
Na ocasião, a vice-reitora da UFGD, Cláudia Gonçalves, ressaltou a relevância da participação da universidade em iniciativas voltadas à inovação. Segundo ela, a instituição exerce papel central nesse processo, com 37 cursos de graduação presenciais e de 27 programas de pós-graduação stricto sensu. “Considero fundamental a presença da UFGD nesse tipo de iniciativa. A universidade atua como um pivô dentro da proposta de articulação entre as instituições de governança do sul de Mato Grosso do Sul. Essa aproximação potencializa a atuação da UFGD, tornando mais eficiente o enfrentamento dos desafios sociais e econômicos, já que os problemas chegam até a universidade e é nos cursos de graduação e pós-graduação que se pensa e se desenvolve o conhecimento necessário para encontrar soluções”, afirmou.
Segundo o Relatório de Gestão, no ano de 2024, a UFGD manteve na área de pesquisa e inovação, 179 grupos de pesquisa e 442 projetos em andamento, registrou três novas patentes e incubou cinco empresas. Além disso, realizou 426 ações de extensão em escolas, bairros, comunidades indígenas e setores produtivos. Essas iniciativas reforçam o papel da universidade como agente de transformação social no Sul do estado.
Nesse mesmo caminho de atuação em prol do desenvolvimento regional, a UFGD também integra o Núcleo de Cooperação Socioambiental do Programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Governo Federal. O núcleo é um espaço de diálogo que conecta representantes de municípios, instituições, organizações e comunidades na busca por soluções para os desafios socioambientais. Em Mato Grosso do Sul, são 35 municípios envolvidos com o núcleo.
Com o objetivo de promover o alinhamento de estratégias e a construção de agendas comuns, o encontro reuniu 105 representantes de 16 movimentos regionais voltados ao desenvolvimento local. Entre eles, destaca-se o Ecossistema de Inovação de Dourados, do qual a UFGD é uma das protagonistas. “A UFGD esteve presente desde a construção inicial, em 2019. De lá para cá, avançamos significativamente. Contribuímos para o Pacto pela Inovação, elaboramos o planejamento estratégico e conquistamos a Lei de Inovação (Lei Ordinária 5.135/2023). Fomos pioneiros e colaboramos com a criação de outros ecossistemas no estado. O ecossistema é formado por atores fundamentais, e a universidade é um de seus pilares”, destacou a professora Jane Mendonça, representante da UFGD no ecossistema.
Presente no Conexão Sul, a coordenadora do núcleo, Edna Brindarolli, aproveitou a oportunidade para apresentar a iniciativa aos grupos e buscar o engajamento de novas instituições. “Vejo que o evento está alinhado com a proposta do núcleo, que se preocupa não apenas com a questão ambiental, mas também com a qualidade de vida das pessoas e com o desenvolvimento territorial. Nos nossos primeiros encontros, fizemos um diagnóstico das principais problemáticas da região e, a partir disso, avançamos nas mudanças necessárias. Aqui no Conexão Sul podemos unir forças”, afirmou.
SOBRE O EVENTO
A programação foi estruturada para promover reflexões e estimular a troca de experiências entre os participantes. Após as boas-vindas e a abertura oficial, a manhã contou com três palestras: “Lideranças que Transformam: Construindo Territórios Empreendedores”, com o consultor Ângelo Roncalli; “Conectando Governança Territorial e Ecossistema de Inovação”, com o secretário-executivo da Semadesc, Ricardo Senna; e “Unindo Forças: O Papel dos Consórcios Intermunicipais na Transformação Regional”, com a advogada Viviane Macedo Garcia.
À tarde, a programação incluiu a “Oficina Diálogo Regional Estratégico”, voltada à análise de planos de trabalho e à construção de parcerias, além da plenária final, que consolidou os caminhos compartilhados para o ciclo 2025–2028.
O Conexão Sul contou com a presença de integrantes dos três grupos do programa LÍDER do Sebrae/MS — Celeiro do MS, Fronteiras da Inovação e Conevale —, das quatro Instâncias de Governança Regionais (IGRs) ligadas ao turismo — Caminhos da Natureza, Vale das Águas, Celeiro do MS e Sul Fronteira —, dos cinco Ecossistemas de Inovação locais — Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã —, além de representantes dos consórcios intermunicipais Conisul, Codevale, Cideco e Sul Fronteira.
SOBRE A UFGD
Criada pela Lei nº 11.153, de 29 de julho de 2005, a UFGD nasceu do desmembramento do Centro Universitário de Dourados (CEUD), antigo campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Consolidada como um espaço plural para o intercâmbio de saberes, a universidade desenvolve atividades de ensino — tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação —, pesquisa, inovação, extensão e cultura, promovendo impacto socioeconômico e trocas de conhecimentos com diferentes públicos.
Atualmente, a UFGD oferece 37 cursos de graduação presenciais e seis na modalidade a distância, além de 27 programas de pós-graduação stricto sensu. Também dispõe de cursos lato sensu, residência médica, residência multiprofissional e uniprofissional.
Jornalismo ACS/UFGD