acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
10
2020

UFGD participa da elaboração do Ecossistema de Inovação de Dourados

  Atualizada: 10/09/2020
O projeto reúne mais de 15 empresas e entidades, e busca fomentar o desenvolvimento social e econômico a partir da inovação em diferentes segmentos

Contando com 41 cursos de graduação, 23 cursos de mestrado e 11 cursos de doutorado, a UFGD reúne uma comunidade de mais de 8 mil pessoas que, em sua grande maioria, pesquisa formas de colaborar com o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Por isso, a UFGD integra o grupo de instituições que lançou o projeto do Ecossistema de Inovação de Dourados. O evento de lançamento aconteceu no último dia 3 de setembro, de modo online.
 
“Vários professores e gestores da UFGD contribuíram em todas as etapas do projeto. As etapas de planejamento foram realizadas através de reuniões online, para - através da metodologia de atuação, gestão e monitoramento de maturidade do Ecossistema - poder estabelecer metas e objetivos para os passos futuros, de modo a consolidar o Ecossistema, em um futuro próximo”, conta o professor Mábio Silvan José da Silva, chefe da Divisão de Incubadoras, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UFGD).
 
Setores foco da inovação em Dourados
O primeiro passo do projeto foi um levantamento e discussão sobre as vocações do município, avaliando potências, tendências, oportunidades, atores potenciais, vertentes do radar de inovação, pontos fortes e fracos, e nível de maturidade do ecossistema.
 
Foram identificadas quatro principais vocações econômicas no município: atividades de atenção à saúde humana; fabricação de produtos alimentícios; agricultura, pecuária e serviços relacionados; eletricidade, gás e outras utilidades.
 
Os próximos passos do projeto são ações bastante práticas, entre elas a realização de cursos e eventos - como cursos de formação de mentores, organização de hackatons (maratonas de programação e design gráfico), encontros entre empresários e consumidores, etc. O projeto também prevê, a médio prazo, a criação de estruturas junto ao setor público do município – como por exemplo, a criação de um conselho setorial e de um marco legal de inovação.
 
Engajamento e participação
O projeto prevê, ainda, atrair mais empresários, empreendedores, pesquisadores e agentes públicos que possam colaborar para fomentar uma cultura de inovação em Dourados.
 
O professor Mábio destaca que apesar do grande número de pessoas da UFGD envolvidas no projeto, é sempre importante que mais estudantes e professores integrem o grupo, adicionando seus conhecimentos especializados em prol da inovação nos diferentes setores – não somente no comércio e indústria, mas também em áreas como cultura e educação.
 
“Para a economia e desenvolvimento local, o Ecossistema funcionará como um gerador e catalizador do empreendedorismo de inovação, através de estratégias que estimulem novos empreendedores e empreendimentos. Isso fará com que Dourados possa se tornar uma região modelo, quando o assunto for inovação e tecnologias. O Ecossistema de Inovação visa estimular e desenvolver a cultura empreendedora e a inovação na região de Dourados, através de parcerias sólidas, capacitação técnicas, obtenção de recursos/investimentos, dentre outros”, detalha Mábio.
 
O Ecossistema de Dourados é uma iniciativa conjunta, envolvendo as seguintes instituições: SEBRAE-MS, UFGD, UFMS, UEMS, EMBRAPA, IFMS, FUNDECT, UNIGRAN, SENAI, SENAR, SICREDI, ACED, ECOINOVA, startups, aceleradores e empresários atuantes na região de Dourados. É um projeto encabeçado pelo SEBRAE-MS com apoio do SEBRAE Nacional. O documento do Plano do Ecossistema de Inovação, que traz todos os resultados do trabalho realizado e também o plano de ação futura, pode ser acessado clicando aqui.
 
Jornalismo ACS/UFGD
 

Inovação
A reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D'Amato De Déa, no evento de lançamento do Ecossistema de Inovação de Dourados
 

Inovação
Palestra do professor, cientista e empreendedor Silvio Meira, no evento de lançamento do Ecossistema de Inovação de Dourados
 

Inovação
Reitora pro-tempore da UFGD, professora Mirlene Ferreira Macedo Damázio, no evento de lançamento do Ecossistema de Inovação de Dourados
 

Inovaçao
Reitora pro-tempore da UFGD, professora Mirlene Ferreira Macedo Damázio, no evento de lançamento do Ecossistema de Inovação de Dourados
 

Inovação
Reitora pro-tempore da UFGD, professora Mirlene Ferreira Macedo Damázio, junto ao vice-reitor pro-tempore Luciano Oliveira Geisenhoff, no evento de lançamento do Ecossistema de Inovação de Dourados

banner
Divulgação
 




    Fotos