acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
15
2025

UFGD oferece 600 vagas para qualificação de professores nos municípios de Itaporã e Fátima do Sul

  Atualizada: 15/05/2025
Formação gratuita é voltada para profissionais da Educação Básica da rede pública municipal e membros das comunidades indígenas, com início previsto para julho de 2025

Educadores de Fátima do Sul e de Itaporã e região podem se inscrever, até 31 de maio de 2025, para participar do curso de Extensão “Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva: Capacitação para Gestores, Professores e Comunidade Indígena”. O curso será ofertado pela Universidade Federal da Grande Dourados, por iniciativa do Grupo de Pesquisa de Ocupação de Vagas Efetivas (GPOVE) em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR/MEC).

As vagas destinam-se a pessoas que trabalham em escolas municipais, como gestores escolares, professores de apoio especializado, auxiliares de atividades educacionais, profissionais administrativos e estagiários. A prioridade é para quem atua em salas de aula regulares e/ou em Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Caso haja vagas excedentes, poderão se inscrever gestores e professores da Rede Estadual e Privada, profissionais da área de educação Básica que não estejam atuando, e estudantes de nível superior. Para conferir o edital com todas as informações sobre o processo seletivo de cursistas, acesse https://editais.app.ufgd.edu.br/processo/1383/FACE

 

O curso será gratuito e na modalidade semipresencial, com carga horária total de 180 horas. Com início previsto para julho de 2025, haverá um encontro presencial mensal nos polos de Itaporã e Fátima do Sul, além de atividades assíncronas disponibilizadas pelo canal do YouTube da FACE/UFGD e pela plataforma Moodle.

 

O objetivo central da formação é capacitar os profissionais da rede pública municipal para que possam desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, acessíveis e culturalmente situadas, promovendo o respeito à diversidade e o atendimento às necessidades de todos os estudantes, indígenas e não indígenas, com ou sem deficiência.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, até as 22h do dia 31 de maio de 2025, conforme o horário oficial de Mato Grosso do Sul, pelo site: https://inscricao.ead.ufgd.edu.br/

 

Serão ofertadas quatro turmas de 75 vagas no Polo de Itaporã, totalizando 300 vagas, e duas turmas no Polo de Fátima do Sul, com 300 vagas no total. A iniciativa reforça o compromisso do GPOVE/UFGD e da RENAFOR/MEC com a formação continuada para educadores, promovendo a construção de ambientes escolares mais justos, acolhedores e inclusivos.

 

Jornalismo ACS/UFGD

 

PEI RENAFOR
Divulgação do curso de Extensão “Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva: Capacitação para Gestores, Professores e Comunidade Indígena”.
 

 



    Fotos

"
"