acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
22
2025

UFGD entrega curral móvel para pesquisas na Fazenda Experimental

  Atualizada: 22/04/2025
Além de trazer bem-estar para rebanhos bovino e ovino da universidade, equipamento servirá para aprimorar aulas e pesquisas dos cursos das áreas agrárias e biológicas

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizou hoje, 22/04, a entrega oficial de um curral móvel para bovinos, na Fazenda Experimental da Faculdade de Ciências Agrárias (FAECA). O equipamento foi adquirido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no valor de R$ 355.789,47.

Conforme o professor Fernando Vargas Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em de Zootecnia da UFGD, o curral é uma infraestrutura essencial não apenas para o manejo dos animais, mas também como espaço de ensino, pesquisa e extensão. “Um curral em uma fazenda experimental é um verdadeiro laboratório a céu aberto, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico de áreas como Zootecnia, Agronomia, Engenharia Agrícola e Biologia”, explica o docente.

A instalação do curral proporciona condições adequadas para experimentos e estudos sobre comportamento, nutrição, reprodução e sanidade animal. Além disso, permite a coleta segura de dados e a realização de atividades práticas fundamentais para a formação dos estudantes. Na área de Zootecnia, por exemplo, o uso do curral viabiliza o aprendizado de técnicas de manejo, bem-estar animal e produtividade. Na área de Agronomia os alunos utilizarão para estudar o manejo de pastagens e os efeitos da dieta animal na fertilidade do solo.

Na Engenharia Agrícola, o equipamento possibilita o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao conforto animal, à automação de processos e à eficiência estrutural. Para os estudantes de Biologia, o curral representa um ambiente ideal para estudar ecologia de parasitas, genética de rebanhos e interações entre os animais e o meio ambiente.

O novo curral móvel reforça a proposta interdisciplinar da Fazenda Experimental, promovendo o intercâmbio entre diferentes cursos e estimulando soluções inovadoras e sustentáveis para o setor agropecuário. “A presença do curral fortalece o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, contribuindo diretamente na formação de profissionais mais preparados e conectados com a realidade do campo”, destaca Miranda.

A aquisição do equipamento foi viabilizada dentro do projeto institucional BSRES – Infraestrutura para pesquisas em biotecnologia e saúde, produção e nutrição de animais e produção e análise de biocombustíveis e substâncias bioativas, aprovado com recursos da FINEP no valor total de R$ 952.980,00. O projeto, aprovado em 2010, previa inicialmente a construção de centros de ensino e pesquisa nas áreas de bovinocultura de corte, suinocultura e manejo de resíduos da produção animal na UFGD. A infraestrutura planejada envolvia a construção e a aquisição de equipamentos que viabilizariam confinamento e curral de bovinos de corte, cria, recria e terminação de suínos, bem como sistema de manejo de dejetos e fábrica de rações. 

“Ao longo de todos estes anos desde a aprovação do projeto inicial, foram muitas tratativas. Não perdemos por total o recurso, porque em novembro de 2023 foi aprovado o remanejamento parcial dos recursos e consequente aquisição do curral móvel. A sensibilidade por parte da FINEP e atual gestão da PROPP em efetivar esta ação foi fundamental”, avalia o professor Fernando. 

A pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Seila Rojas de Souza, salientou o trabalho de toda sua equipe para viabilizar a aquisição e instalação do curral. “Para garantir a aplicação do recurso foi necessária a atuação desta gestão em diversas tratativas com a FINEP por se tratar de um projeto antigo. O empenho dos servidores da UFGD possibilitou a obtenção de um equipamento com tecnologia moderna e de alta qualidade, propiciando inovação no setor, facilidade de manejo, bem-estar animal - uma vez que permite diminuição do estresse animal durante o manejo, contribuindo ainda para maior segurança no trabalho e consequente melhora na formação de pessoal qualificado”, destaca a pró-reitora. 

Com essa entrega, a UFGD reafirma seu compromisso com a pesquisa científica, a formação acadêmica de excelência e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para o agronegócio regional e nacional.

Jornalismo ACS/UFGD

curral movel
Equipamento servirá para aprimorar aulas e pesquisas dos cursos das áreas agrárias.
 

curral movel
Servidores da UFGD verificando o equipamento antes da inauguração.
 

curral movel
Momento da inauguração do curral móvel.

 

Destaque

Divulgação
 

 




    Fotos