acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
14
2024

UFGD e Universidad Nacional de Asunción fortalecem parceria para pesquisas na área de Química

  Atualizada: 14/11/2024
Ambas instituições fazem parte da Aliança entre as Universidades do Corredor Bioceânico, e buscam criar uma parceria para a formação de recursos humanos de alto nível, para ambos os países

Entre os dias 5 e 8 de novembro de 2024, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebeu a visita de uma delegação da Universidad Nacional de Asunción (UNA) e da coordenadora-adjunta de Programas Acadêmicos da CAPES na área de Química, professora Clésia Cristina Nascentes. O encontro de quatro dias, marcado por reuniões e conferências, teve como objetivo fortalecer a cooperação acadêmica entre as instituições e criar uma parceria para a formação de recursos humanos de alto nível, para ambos os países.

A delegação da UNA foi composta pela professora María Carolina Samudio Perez, diretora do Departamento de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais; pela professora Claudia Raquel Avalos de Enciso, coordenadora de Pós-Graduação do Departamento de Química; e pelo professor Mario Gustavo Leiva Henrique, representante da UNA na Aliança entre as Universidades do Corredor Bioceânico. Essa Aliança é uma rede estratégica de universidades que conecta países da América do Sul, promovendo o desenvolvimento científico, econômico e cultural da região.

No início da visita, a delegação conheceu a infraestrutura de pesquisa da UFGD e se reuniu com docentes dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e do Doutorado em Química em Associação UFGD-UEG-UFCAT (PPGQ-CO). Os representantes da UNA destacam a qualidade dos laboratórios e as possibilidades de colaborações futuras.

Em 6 de novembro, uma delegação se reuniu com o reitor da UFGD, professor Jones Dari Goettert, para discutir a expansão da cooperação acadêmica entre as duas instituições. No dia seguinte, a comitiva participou de um encontro com os professores Clésia Cristina Nascentes, Seila Rojas de Souza (Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa) e Matheus de Carvalho Hernandez (Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais), além de representantes dos programas de pós-graduação em química da UFGD. O objetivo foi discutir a criação de um projeto pioneiro para formação de doutores em química no Paraguai.

O encerramento da visita, em 8 de novembro, contou com uma reunião entre os docentes do PPGQ e PPGQ-CO, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, e Clésia Cristina Nascentes. A reunião teve como foco os desafios e expectativas do novo doutorado próprio da UFGD e o futuro do PPGQ-CO. A professora Clésia Nascentes destacou a importância de um planejamento estratégico sólido para o sucesso dos programas e o alinhamento com as metas de excelência da CAPES.

Durante a XIV Semana Integrada de Química UFGD-UEMS, as professoras María Carolina Samudio Perez, Claudia Raquel Avalos de Enciso e Clésia Cristina Nascentes compartilharam suas experiências e perspectivas com a comunidade acadêmica, abordando temas fundamentais para o avanço da ciência.

Na análise do professor Tiago Andre Denck Colman, professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Química da UFGD, a parceria entre a UFGD e a UNA representa um marco para o fortalecimento do conhecimento científico, abrindo novas possibilidades para a integração regional. “A Aliança entre as universidades do Corredor Bioceânico coloca as duas instituições de vanguarda na área de química, impulsionando o desenvolvimento científico e acadêmico da região”, avalia o professor.

 

Na foto estão oito pessoas, lado a lado, ao fundo se vê um quadro de sala de aula
UFGD recebeu a visita de uma delegação da Universidad Nacional de Asunción (UNA)

oito pessoas sentadas em volta de uma mesa
Seila Rojas de Souza, pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, e o professor Matheus de Carvalho Hernandez (Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais - ESAI), recebendo os visitantes paraguaios
 




    Fotos