14
2026
UFGD divulga resultado do Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo e convoca aprovados para matrícula

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou hoje (14/01) a lista de classificação dos candidatos do Processo Seletivo Vestibular para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC2026/UFGD). Os aprovados em primeira chamada estão convocados para realizar a matrícula.
A relação dos classificados está disponível no site oficial da universidade, no endereço: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-do-campo-psleduc/psleduc-2026. Todos os candidatos cujo nome consta no Edital de Convocação CGAC/PROGRAD nº 03, de 14 de janeiro de 2026 devem efetivar sua matrícula entre os dias 19 e 23 de janeiro. Os candidatos convocados devem ficar atentos ao prazo, pois a não realização da matrícula implica na perda da vaga.
Como fazer a matrícula
Para efetivar a matrícula, os aprovados deverão encaminhar a documentação exigida exclusivamente por e-mail, em formato PDF, para a Secretaria Acadêmica do curso, pelo endereço: matricula.faind@ufgd.edu.br.
Documentos obrigatórios para todos os candidatos
- Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (diploma ou certificado). A ausência desse documento impede a matrícula;
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Documento de Identidade (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro, no caso de candidatos estrangeiros;
- CPF;
- Certificado de Reservista ou comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos);
- Título de Eleitor (obrigatório a partir dos 18 anos);
- Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatória a partir dos 18 anos);
- Uma fotografia 5x7 cm, frontal, com data de 2024 ou 2025;
- Formulário de atualização de dados.
Documentação para vagas prioritárias
Para comprovar a vinculação ao grupo prioritário de integrantes de populações do campo, será aceito um dos seguintes documentos:
1 - comprovante de residência no campo;
2 - declarações de Associações de Agricultores Familiares, de Cooperativas, de Movimentos Sociais do Campo, do Sindicato de Trabalhadores Rurais ou de órgãos que prestam assistência à Agricultura Familiar, tais como AGRAER, INCRA, Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fundação Palmares e Ministério da Pesca.
Documentação para cotas
Candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas — por renda, pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas ou quilombolas — deverão apresentar documentação específica que comprove o direito à cota no momento da matrícula.
Todas as exigências estão detalhadas no Edital de Convocação CGAC/PROGRAD nº 03, de 14 de janeiro de 2026, que reúne as orientações sobre comprovação de renda e os modelos de autodeclaração para pessoas negras, indígenas e quilombolas.
Os candidatos convocados pelo sistema de reserva de vagas para pessoas negras passarão por procedimento de heteroidentificação, realizado pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. A avaliação considera exclusivamente características fenotípicas, como cor da pele, cabelo e traços faciais, não sendo analisados documentos ou ascendência familiar.
Já os candidatos indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de liderança indígena que comprove o pertencimento à comunidade, além da autodeclaração prevista no edital.
Comprovação de renda
A comprovação de renda é exigida apenas para os candidatos inscritos como membros de família com renda per capita inferior a um salário mínimo e meio. Aqueles que possuem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) deverão apresentar o comprovante de cadastro e a folha resumo.
O comprovante pode ser emitido pelo site cadunico.dataprev.gov.br, enquanto a folha resumo deve ser retirada presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).