Fevereiro
2023

UFGD desenvolve projeto para prevenir o uso de álcool e de outras drogas na Reserva Indígena de Dourados

Atualizada: 23/02/2023
A roda de conversa do eixo “Agroecologia - Saúde que vem da terra” abriu a fase de oficinas do projeto Cuidar, no CRAS da Aldeia Bororó

ufgd

Participantes da roda de conversa realizada em 10/02

Após seis meses de reuniões com a comunidade indígena sobre como o projeto Cuidar poderia colaborar de forma interdisciplinar na prevenção ao uso de álcool e de outras drogas na Reserva Indígena de Dourados, teve início, neste mês de fevereiro, a etapa de oficinas.

“Para fazer um projeto com esse objetivo era preciso primeiro ouvir os povos originários, saber qual a percepção que eles têm de prevenção e quais os fatores determinantes do uso de álcool e outras drogas. Dessa forma que foram criados os eixos do projeto”, explica a coordenadora do Cuidar, professora Gicelma Chacarosqui, docente da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FALE/UFGD).

O Cuidar atua na formação de multiplicadores do conhecimento sobre a temática, através de oficinas e cursos, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Aldeia Bororó, na Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Marçal de Souza e nas demais escolas indígenas que aderirem ao projeto.

As oficinas são realizadas ao longo deste semestre e abrangem cinco eixos: Agroecologia - Saúde que vem da terra; Multimeios -  Produção de material audiovisual; Empreendedorismo; Interculturalidade, saúde e bem-estar; e Linguagens, Direito e Cidadania.

A primeira foi a roda de conversa do eixo “Agroecologia - Saúde que vem da terra”, em 10 de fevereiro, com a professora Zefa Valdivina, docente da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) e que também coordena o projeto Cuidar. A próxima atividade será a Ação Social de Saúde Preventiva, de 9 a 11 de março, para a comunidade indígena, com as Ligas Acadêmicas do curso de Medicina da UFGD e os colaboradores do CRAS.

Além de professores e estudantes da UFGD, o projeto tem parceria com o campus de Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), através do professor Nilton Ponciano, e com a Prefeitura de Dourados, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social.

EIXOS TEMÁTICOS

Em Agroecologia - Saúde que vem da terra, as práticas para implantação de hortas orgânicas e agroecológicas irão mostrar que é possível ter uma alimentação saudável e adquirir renda.

Em Interculturalidade, saúde e bem-estar, será promovida a capacitação educacional (inicial) interdisciplinar de agentes públicos em atuação nas redes de ensino de educação básica e lideranças indígenas locais, com carga horária de 30h, sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas, com objetivo de formar multiplicadores do conhecimento sobre a temática. Já no eixo Linguagens, Direito e Cidadania será produzida uma cartilha sobre isso.

No eixo Empreendedorismo, as oficinas pretendem: entender a importância da gestão do tempo e elaboração de um projeto de vida; buscar novas ideias no contexto da inovação bem como na busca de solução para novos ou velhos problemas; e por fim; abordar a importância das relações humanas no contexto da família, dos amigos, da escola, do trabalho, ou seja, em qualquer situação do dia a dia, sempre pautadas pela ética e pela integridade.

Por fim, nas oficinas de Multimeios será produzido material audiovisual e realizado o primeiro Festival Cores, Imagens e Sons: narrando vidas.

Dependendo das características de cada atividade do eixo, os participantes serão os agentes públicos em atuação nas redes de ensino de educação básica, os estudantes do sexto ao nono ano ou as lideranças indígenas.

Outras informações estão disponíveis na página do projeto no Instagram: @projetocuidar.ufgd

Jornalismo ACS/UFGD