24
2024
UFGD conquista nota máxima em avaliação para recredenciamento junto ao INEP/MEC
Divulgação
Na última semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) divulgou o relatório da avaliação para recredenciamento da Universidade Federal da Grande Dourados, classificando a instituição com o conceito 5 - nota máxima nesse processo avaliativo.
O reitor Jones Dari Goettert destacou a importância da conquista, agradecendo o compromisso de toda a comunidade acadêmica, incluindo docentes, estudantes, técnicas/os e egressas/os. “Todos estamos de parabéns pela nota máxima que atingimos. Mas isso não significa que vamos nos acomodar. Pelo contrário, esse reconhecimento nos traz alegria e energia para enfrentar os desafios que se impõem à universidade e à sociedade”, declarou.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
O processo de recredenciamento é regulamentado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004. De acordo com essa regulamentação, todas as instituições de ensino superior passam por avaliações periódicas, baseadas em relatórios de autoavaliação e na avaliação externa, conduzidas por profissionais capacitados e nomeados pelo INEP. Os avaliadores analisam os dados da universidade, pontuando 52 indicadores, que conferem desde a infraestrutura, as políticas acadêmicas, as políticas de gestão, o planejamento e avaliação das ações institucionais, e o desenvolvimento da instituição.
Para a avaliação externa da UFGD, profissionais nomeados pelo INEP realizaram a visita de conferência entre os dias 07 e 09 de outubro de 2024, na modalidade de Avaliação Externa Virtual in loco. Todavia, a preparação para a avaliação iniciou em 2022, quando a Prograd instituiu uma comissão especial, responsável pelo levantamento e organização dos dados exigidos pelo instrumento de avaliação do MEC. “Não basta termos um corpo acadêmico que produz ações de ensino, pesquisa e extensão excelentes. Em um processo avaliativo como este, se faz necessário comprovar nossa excelência, apresentando os dados sobre a universidade”, explicou o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Etienne Biasotto. No âmbito da UFGD, a preparação contou com o apoio de alunas/os, servidoras/es técnicas/os e docentes de todas as unidades acadêmicas e administrativas.
A MELHOR DO MS
Além da nota máxima na avaliação de recredenciamento, a UFGD se destaca por obter a melhor nota dentre as Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC/MEC). Desde 2009, a UFGD atinge as melhores notas do IGC no Estado, sendo considerada a melhor universidade do Mato Grosso do Sul, por 15 anos consecutivos.
A expectativa é de manter o título de melhor do MS também em 2024. “É importante destacar que todos os cursos da UFGD que foram avaliados pelo INEP em 2024 tiveram um aumento nas suas notas. Atingimos a nota máxima nas graduações de História, Biologia, Licenciatura Intercultural Indígena ‘Teko Arandu’, Pedagogia, Licenciatura do Campo e Geografia”, ressaltou o coordenador de Ensino de Graduação, professor Maurício Stefanes.
IMPACTO POSITIVO
Em 2025, a UFGD completará 20 anos, com a certeza de sua inquestionável contribuição para melhoria da vida das pessoas de Dourados e região. Ao longo desses 20 anos, a universidade já formou mais 11.850 profissionais, sendo 4.364 professores e 7.878 bacharéis em diferentes áreas do conhecimento (algumas pessoas se graduaram tanto em licenciatura como no bacharelado). Na pós-graduação, já se somam mais de 2.700 mestres e 630 doutores e doutoras formados, além de 1.261 projetos de pesquisa nas áreas das ciências agrárias, biológicas, engenharias e exatas, da saúde e da linguística.
Ao oferecer ensino de qualidade e gratuito, a UFGD forma excelentes profissionais, e isso tem um impacto muito positivo na sociedade, a começar que pessoas qualificadas têm acesso a melhores empregos e estão mais aptas a empreender. Isso significa que os profissionais formados na UFGD são pessoas com mais aptidão para melhorar a renda de suas famílias, gerar novos empregos, e contribuir com o desenvolvimento econômico e social de seu município. Aliada à formação para o mercado, a UFGD também tem compromisso com a formação para a cidadania, de forma que esses profissionais egressos saibam usar seus conhecimentos em prol do avanço tecnológico e do desenvolvimento regional com sustentabilidade sócio-ambiental.
AVANÇOS NECESSÁRIOS
Segundo o reitor, o processo avaliativo foi mais do que um momento de prestação de contas ao INEP/MEC. “A avaliação também teve caráter pedagógico, o que foi evidente no diálogo com os avaliadores, tanto na reunião inicial quanto na final. A nota reflete a excelente qualidade da UFGD, mas o processo avaliativo também aponta para áreas em que podemos avançar”, explicou.
Em especial, a universidade tem como objetivo estreitar a relação com diferentes setores da sociedade, promovendo o diálogo e interação entre os saberes acadêmicos e as necessidades sociais, econômicas e ambientais enfrentadas no Mato Grosso do Sul, no Brasil e nos países fronteiriços. “A UFGD pode desempenhar um papel imprescindível no desenvolvimento de áreas estratégicas para a sociedade local e nacional, em setores como da agricultura familiar, do agronegócio, da tecnologia da informação, da biotecnologia e da bioeconomia”, exemplificou o reitor Jones.
Em nome da UFGD, Jones reiterou os agradecimentos a todos os membros da universidade. “Essa conquista é resultado do esforço coletivo de toda a comunidade da UFGD. Agradecemos a todos que contribuíram para mais esse marco em nossa história. Juntos, vamos continuar transformando vidas e construindo um futuro melhor”, finalizou o reitor.
Jornalismo ACS/UFGD