06
2026
UFGD abre vagas em projetos gratuitos voltados ao bem-estar de adultos e idosos

Na terceira idade, muitas pessoas enfrentam problemas de saúde, e sentimentos de ansiedade e solidão. Nesses casos, a prática de atividades físicas e culturais pode ser um verdadeiro remédio, promovendo bem-estar, socialização e qualidade de vida. Pensando nisso, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para dois projetos de extensão gratuitos voltados ao público adulto e idoso.
Um dos projetos é o AMAI – Atendimento Multidisciplinar para o Adulto e Idoso em Busca da Longevidade, que tem como objetivo promover o envelhecimento saudável, ativo e participativo. A iniciativa reúne ações nas áreas de Educação Física, Saúde, Nutrição, Arte e Cultura.
Criado em 2023, o projeto oferece oficinas educativas, palestras temáticas, práticas corporais como pilates, alongamento, treinamento funcional e dança, além de acompanhamento multiprofissional. O foco é fortalecer a autonomia antes mesmo do surgimento de fragilidades típicas da terceira idade. As aulas acontecem no Seleta às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, com vagas limitadas.
Dança como ferramenta de inclusão e cultura
Outra iniciativa é o projeto Vivências em Dança de Salão, que promove aulas gratuitas de dança, e também leva os participantes para vivências práticas e participação em bailes comunitários, atendendo principalmente o público da terceira idade. As aulas são organizadas em módulos trimestrais, com turmas para níveis iniciante, intermediário e avançado.
Ao longo de 2025, o projeto já atendeu mais de 100 participantes, fortalecendo vínculos comunitários e valorizando manifestações culturais tradicionais presentes nos bailes de Dourados, como o chamamé e o vanerão. Desenvolvido dentro do programa Dança e Formação Docente: Programa Institucional de Extensão Universitária, o projeto é resultado de parcerias entre a UFGD, a UEMS (Casa da Cultura) e o Seleta.
As aulas acontecem às quintas-feiras, com início às 19h para a turma de forró (iniciante) e às 20h para a turma intermediária, com aulas de bolero e samba de gafieira. As atividades incluem também a participação em bailes realizados em diferentes espaços da cidade.
Extensão universitária: conectando universidade e sociedade
A professora Jacqueline Nunes, coordenadora dos projetos AMAI e Vivências em Dança de Salão, explica que os projetos de extensão são uma forma com que a universidade pública retribui à sociedade os investimentos recebidos. Além disso, por meio da extensão, jovens estudantes podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e, ainda, aprender com a experiência e a sabedoria popular das pessoas atendidas pelo projeto.
O projeto Vivência em Dança de Salão, por exemplo, além de beneficiar a comunidade com aulas gratuitas, também contribui para a formação acadêmica dos estudantes da UFGD, que atuam como monitores e vivenciam a prática docente. Atualmente, a iniciativa conta com 15 monitores, entre eles três ex-alunos que começaram como participantes e hoje atuam como professores de dança.
Como participar
Atendimento Multidisciplinar para o Adulto e Idoso em Busca da Longevidade (AMAI)
O que oferece: Aulas de pilates, alongamento, treinamento funcional e dança, e acompanhamento multiprofissional
Quando: terças e quintas-feiras, das 14h às 16h
Local: Seleta
vagas limitadas
Inscrições pelo whatsApp: (67) 99619-9965.
Vivências em Dança de Salão
O que oferece: aulas de forró (iniciante), bolero e samba de gafieira (intermediário)
Quando: quintas-feiras, 19h
Local: Seleta
vagas limitadas
Inscrições pelo whatsApp: (67) 99619-9965.
Jornalismo ACS/UFGD
