2024

UFGD abre inscrições para vestibular de Licenciatura em Educação do Campo - 2025

Atualizada: 12/07/2024
Curso é totalmente gratuito, sem cobrança de taxa de inscrição no vestibular e sem mensalidade

ufgd

Divulgação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou o edital do processo seletivo para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo 2025 (LEDUC), com 30 vagas para Habilitação em Ciências da Natureza e 30 vagas para Habilitação em Ciências Humanas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 15 de julho até o dia 13 de setembro, pelo site https://selecao.ufgd.edu.br/.

Este vestibular é específico para populações do campo: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo egressos de comunidades indígenas com perspectivas de inserção intercultural nas escolas do campo.

Havendo vagas remanescentes, isto é, caso as 60 vagas não sejam todas preenchidas por essas populações, elas poderão ser ocupadas pelos demais candidatos, respeitando a divisão entre ampla concorrência e vagas reservadas, nos termos da Lei n.º 12.711/2012 e suas alterações.

Licenciatura em Educação do Campo

O objetivo do curso é fortalecer a educação e a possibilidade de ação qualificada no campo de Mato Grosso do Sul, com conhecimentos teórico-metodológicos voltados às especificidades, às necessidades e ao desenvolvimento sustentável do campo para a conquista de melhorias na qualidade de vida.

O LEDUC ocorre em alternância entre o Tempo Universidade (os acadêmicos ficam alojados e as atividades ocorrem nas dependências da UFGD) e o Tempo Comunidade (aulas com os professores que se deslocam até os polos e desenvolvem atividades com os acadêmicos). Atualmente, o curso funciona em sete polos de atendimento, nos assentamentos dos municípios de Itaquiraí, Ponta Porã, Nioaque, Sidrolândia, Corumbá, Itaporã e Nova Alvorada do Sul.

Provas

As provas serão realizadas no dia 20 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados e Naviraí, no período vespertino, das 13h às 18h30. Ela será composta por redação e prova objetiva com 60 questões.

No dia de realização das provas, os portões serão fechados, pontualmente, às 13h, devendo o candidato comparecer, com ao menos 45 minutos de antecedência, munido de documento original de identificação com foto, caneta esferográfica confeccionada em material transparente, de tinta preta ou azul escura.

Mais informações

Também é importante sempre acompanhar a página do processo seletivo, onde está publicado o edital e serão publicadas todas as novidades: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-do-campo-psleduc/psleduc-2025.

Para tirar dúvidas relacionadas ao vestibular, os candidatos devem entrar em contato com o Centro de Seleção, pelo telefone (67) 3410-2840, pelo WhatsApp (67) 99332-4046 ou, ainda, pelo e-mail vestibular@ufgd.edu.br.

Para obter mais informações e detalhes sobre a Licenciatura em Educação do Campo, o contato deve ser feito com a coordenação do curso, pelo telefone (67) 3410-3410 ou pelo e-mail coordleduc@ufgd.edu.br.

Jornalismo ACS/UFGD