acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
23
2026

UFGD abre amanhã as matrículas para curso gratuito de Francês

  Atualizada: 23/03/2026
Por meio de parceria com a Embaixada da França, são ofertadas 70 vagas destinadas a estudantes e servidores da universidade

ufgd
 

 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio do Centro de Formação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), abre nesta terça-feira as inscrições para o curso de Francês, com turmas nos níveis Básico 1, Básico 2 e Intermediário. A iniciativa é gratuita e exclusiva para estudantes e servidores da instituição.

 

Ao todo, são ofertadas 70 vagas, distribuídas entre as três turmas, com início das aulas previsto para abril. As inscrições devem ser realizadas de forma on-line, a partir do dia 24 de março, por meio do formulário disponível em: https://forms.gle/cSfP62rWWWemtJxYA . As matrículas seguem abertas até o preenchimento total das vagas.

 

A oferta integra a participação da UFGD no Programa Assistente de Francês no Brasil, iniciativa que promove a atuação de falantes nativos ou com formação na França no ensino do idioma em universidades brasileiras. Nesse contexto, as aulas serão ministradas pela assistente de francês Lara Siqueira, por meio de parceria com a Embaixada da França.

 

As turmas serão realizadas na Unidade 1 da UFGD, na sala 403, conforme os horários abaixo:

Francês Básico 1: sábados, das 8h às 11h (início em 11 de abril)
30 vagas (15 para estudantes e 15 para servidores)

 

Francês Básico 2: terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30 (início em 7 de abril)
20 vagas (10 para estudantes e 10 para servidores)

 

Francês Intermediário: terças e quintas-feiras, das 17h às 18h30 (início em 7 de abril)
20 vagas (10 para estudantes e 10 para servidores)

 

Para se inscrever nas turmas de níveis mais avançados, é necessário comprovar conhecimento prévio do idioma. No caso do Básico 2, o candidato deve ter cursado o nível Básico 1 ou possuir conhecimentos equivalentes. Já para o nível Intermediário, é exigido conhecimento correspondente ao Básico 2.

 

A vinda da assistente de francês foi viabilizada por articulação conjunta entre o Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI), o Centro de Formação da PROEC e a Reitoria da UFGD, fortalecendo as ações de internacionalização e formação acadêmica na universidade.

 



    Fotos