acessibilidade

Início do conteúdo da página
Julho
29
2025

UFGD: 20 ANOS!

  Atualizada: 29/07/2025
Carta da Reitoria em celebração ao aniversário da UFGD

ufgd 20 anos
Divulgação
 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) completa, hoje, 29 de julho de 2025, 20 Anos! Há exatamente duas décadas, a Lei nº 11.153, da Presidência da República, dispunha “sobre a instituição da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados”, como apontado em seus primeiros artigos:
 
Art. 1º Fica autorizada a instituição da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD  [...].
Parágrafo único. A UFGD, entidade de natureza pública, vinculada ao Ministério da Educação, terá sede e foro no Município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul.
Art. 2º A UFGD terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária.
 
É usual a expressão, quando se trata de instrumento legal, “a letra fria da lei”... Mas neste caso – não o único, certamente – “a letra fria da lei” encerrava anos e anos de “pulsão efervescente” de luta de um projeto pensado, construído e mobilizado por um conjunto grande de pessoas, entidades e instituições. Gestado sobretudo junto ao Centro Universitário de Dourados (CEUD/UFMS), o projeto, que inicialmente poderia sugerir uma ideia de “visionárias/os”, foi concretizado em uma conjugação de esforços sociais e políticos municipais (Dourados e região), estadual e federal. O projeto de criação da UFGD se conjugava à política de expansão da rede federal de ensino superior que teve início em 2003, simultaneamente à sintonia e alinhamento dos governos de Dourados, do Mato Grosso do Sul e da União (Partido dos Trabalhadores), com apoio de parlamentares em todas as esferas.

A criação da UFGD foi a culminância, em Dourados, de movimento construído por pessoas que acreditaram que uma nova instituição federal de ensino era possível, viável e abarcadora das potencialidades de Dourados e região. Desse modo, a UFGD foi saudada de dentro e de fora da instituição, desde comunidades tradicionais aos setores econômicos centrais, por exemplo. Uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, a partir daquele momento, se colocava à disposição de toda uma região, de 34 (trinta e quatro) municípios, no Cone Sul do Mato Grosso do Sul. E este foi, é e sempre deverá ser o seu compromisso: a unidade na diversidade, possibilitando a inclusão, o pertencimento e o desenvolvimento de todas e todos, das gentes que aqui já viviam e todas as demais que escolheram a região para nela habitarem e viverem, por ela, junto dela.

A partir de sua criação, aos poucos a UFGD foi se pensando e se fazendo mais autônoma, participativa, democrática, inclusiva e diversa. Em pouco tempo, a instituição ganhou forma e estrutura, distribuída em 12 (doze) Unidades Acadêmicas: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (FACE), Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET), Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Faculdade de Ciências Humanas (FCH), Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE – até 2023, Facale), Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), Faculdade de Educação (FAED), Faculdade de Engenharia (FAEN), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) e Faculdade de Educação a Distância (FAEAD – até 2024, EaD).

Em seus 20 anos, a UFGD apresenta números que demonstram envolvimento local/regional e percurso social e institucional: de 96 (noventa e seis) para 620 docentes; de 100 (cem) para mais de 900 (novecentos) técnicas/os administrativas/os; de aproximadamente 1.200 (mil e duzentos) alunas/os para mais de 8 (oito) mil. Em 2005, eram 12 (doze) cursos de graduação, e agora, 40 (quarenta); eram 4 (quatro) cursos de pós-graduação stricto sensu, com 3 mestrados e 1 doutorado, e em 2025, são 25 mestrados e 14 doutorados. Nestes 20 anos, são mais de 13 (doze) mil alunas/os formadas/os nos diversos cursos de graduação, com destaque para mulheres (praticamente 60% do total) e indígenas (em torno de 550 [quinhentos e cinquenta], com participação importante da FAIND, com 400 [quatrocentos] concluintes). No mesmo tempo foram formados mais de 3.500 (três mil e quinhentos) mestres, e mais de 750 (setecentos e cinquenta) doutoras/es nos nossos Programas de Pós-Graduação (além de dezenas de cursos de aperfeiçoamento, especialização e residência).

A UFGD se fez, pelo trabalho e dedicação de todas e todos que dela fizeram/fazem parte, uma instituição imprescindível para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural de Dourados e região. Discentes, técnicas/os administrativas/os, docentes, servidoras/es terceirizadas/os e parceiras/os transformaram/transformam a Universidade Federal da Grande Dourados em uma das principais instituições sul-mato-grossenses. Cada um de seus 20 anos pode ser expresso pelo semblante de emoção e alegria nas colações de grau, nas defesas de mestrado e doutorado ou nos encerramentos de projetos de extensão, por exemplo; ali, cada formanda/o e participante sintetiza as potencialidades, expectativas e desafios que a Universidade representa.

Em seu aniversário de 20 Anos, agora, a UFGD reconhece o conjunto inestimável daquelas/es que lutaram pela sua criação. Reconhece e valoriza todas e todos que dela fizeram e fazem parte, transformando-a em instituição que se abre cada vez mais para fora de si mesma simultaneamente ao desafio de se fazer mais inclusiva, acolhedora, diversa e pertencente a cada uma/um que dela queira fazer parte. E o reconhecimento dos desafios que se colocam para os próximos 20 anos: as rápidas transformações técnicas, tecnológicas e informacionais com impactos profundos nas formas de pensar e fazer o mundo, individual e coletivamente; as igualmente rápidas transformações climático-ambientais e seus desdobramentos multiescalares, locais a globais; as transformações econômicas em escalas micro e macro, com atenção para as experiências e modos de produzir nos mais diversos territórios e suas consequências na produção de riqueza, e a necessidade de superação das desigualdades e assimetrias; e a participação na construção de um mundo que se aproxime, cada vez mais, do que os povos ancestrais guarani e kaiowá ensejam como “terra sem males”. Uma terra, a Terra, onde caibam todas e todos, em suas especifidades e multiplicidades.

UFGD 20 Anos: caminhando com todas e todos, caminhando com você!
 
Dourados, MS, 29 de julho de 2025.
 
Jones Dari Goettert (reitor)
Cláudia Gonçalves de Lima (vice-reitora)



    Fotos