acessibilidade

Início do conteúdo da página
Janeiro
29
2021

Teatro na educação infantil é tema de livro publicado por pesquisadora da UFGD

  Atualizada: 29/01/2021
A educação infantil é uma etapa marcada por grandes descobertas e transformações na vida de uma criança. Nessa fase da infância, todo o ensino é baseado no brincar e acontece por meio de atividades lúdicas. Nesse sentido, o teatro e a contação de histórias são importantes instrumentos para colocar o aluno como sujeito criador durante seu processo de aprendizagem.
 
Baseada nisso, a professora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Flávia Janiaski, publicou o livro "Colocando um novo ponto em cada conto: Possibilidades de inserção do teatro na educação infantil", resultado de processos teatrais e docentes realizados a partir da peça “A Tempestade”, de William Shakespeare, que mesclaram contação de histórias com artes cênicas para crianças de 3 a 5 anos.
 
Flávia acredita ser importante trabalhar a expressividade e a criação artística das crianças desde muito pequenas, e que uma das maneiras possíveis de fazer isso é deixá-las transformar o espaço e os objetos, provendo estímulos para que possam produzir e conduzir seus próprios processos criativos. Dessa forma, os alunos aprendem a atuar efetivamente no mundo, criticando, sugerindo, desenvolvendo criatividade e coordenação, e ampliando o vocabulário e a capacidade de memorização.
 
SOBRE A AUTORA
 
Flávia Janiaski é produtora, diretora, professora e pesquisadora da área de Pedagogia das Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e realizou doutorado sanduíche na University of Massachusetts/Boston (UMASS) no programa de Early Childhood Education. Sua pesquisa de mestrado em teatro – realizada na UDESC – resultou no livro “Produção gestão no teatro de grupo: um projeto de construção de autonomia”. Suas pesquisas unem a prática artística com a prática docente, com foco nas perspectivas do teatro contemporâneo. A experiência do livro “Colocando um novo ponto em cada conto: Possibilidades de inserção do teatro na educação infantil” foi realizada dentro de sua pesquisa de doutorado.
  
SAIBA MAIS
 
O material foi publicado pela Paco Editorial e pode ser adquirido pelo link: https://www.pacolivros.com.br/colocando-um-novo-ponto-em-cada-conto.
 
O livro foi lançado com recursos do edital PROPP nº 14/2019, referente ao Programa de Apoio à Pesquisa da UFGD. O objetivo do edital é expandir as atividades de pesquisa, ampliar a produção científica de qualidade e fortalecer os programas de pós-graduação da Universidade.
 
Participaram da seleção os servidores efetivos da UFGD (professores e técnicos) coordenadores de projetos de pesquisa cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa. O orçamento total disponível era de R$ 305.000,00 e poderia financiar manutenção de equipamentos laboratoriais, materiais de consumo, serviços de tradução, revisão e versão, publicações de artigos e livros, inscrições em eventos.

Jornalismo ACS-UFGD

Capa do livro Colocando um novo ponto em cada conto

 

Colocando um novo ponto em cada ponto

 




    Fotos