acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
20
2022

Simpósio da Ovinocultura, realizado pela UFGD, integra a programação da 56ª Expoagro

  Atualizada: 20/04/2022
O evento acontece juntamente ao Encontro Técnico da Ovinocultura, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

No dia 19 de maio, como evento integrante da programação da 56ª Expoagro, em Dourados, acontece o XIII Simpósio da Ovinocultura, iniciativa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O simpósio ocorre junto ao Encontro Técnico da Ovinocultura, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS).
 
Pela UFGD, coordena a iniciativa o professor Fernando Vargas Junior, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Há 16 anos ele conduz pesquisas sobre ovinos, especificamente sobre uma raça rústica e adaptada ao estado de Mato Grosso do Sul, chamada popularmente de “ovino pantaneiro”.
 
Com início às 8h, o evento abordará as tendências, as oportunidades e os desafios da ovinocultura, palestra que será seguida pelo tema “Manejando a pastagem como uma cultura para produção de ovinos”. Os participantes também terão apresentação sobre práticas associativistas, com foco para o caso do “Cordeiro Castrolanda”, palestra sobre assistência técnica e gerencial (ATeG) na Ovinocultura, pelo Programa ATeG, do SENAR/MS, mesa redonda e exposição do Programa ATeG em Agroindústria. O final das atividades está previsto para as 13h.
 
Ainda, outros dois eventos movimentam a programação voltada à ovinocultura, no dia 19 de maio: das 14h às 15h30, acontece o Dia de Campo ATeG Ovinos e, das 17h às 18h30, o público pode participar do workshop “Carne de Cordeiro: do Corte ao Fogo”. Ambos serão realizados de forma presencial e são, juntamente com o simpósio, voltados a profissionais da área, estudantes e produtores rurais.
 
Os interessados podem efetuar a inscrição, que é gratuita, on-line (antecipada) ou presencial, a partir das 7h30, antes dos eventos, que serão realizados no Parque de Exposições de Dourados: Rua Valério Fabiano, 100, Jardim Alhambra. Todos, com exceção do Dia de Campo, serão ministrados no auditório do local.
 
Para acessar a programação completa dos eventos, realizar inscrição e obter mais informações:
XIII Simpósio da Ovinocultura – https://www.sympla.com.br/programacao-encontro-tecnico-da-ovinocultura-senarms-e-xiii-simposio-da-ovinocultura-ufgdifms__1547234
Dia de Campo ATeG Ovinos – https://www.sympla.com.br/evento/dia-de-campo-ateg-ovinos/1548842
Workshop “Carne de Cordeiro: do Corte ao Fogo” – https://www.sympla.com.br/evento/workshop-carne-de-cordeiro-do-corte-ao-fogo/1548832
 
Jornalismo ACS/UFGD